penafielmagazine@gmail.com

Notícias em Penafiel

PENAFIEL LANÇA PROJETO “A BICICLETA NAS ESCOLAS”

O Município de Penafiel está a implementar o projeto “A bicicleta nas escolas”, um programa pioneiro a nível nacional, que abrange cerca de 40 escolas do concelho, num total de cerca de 1300 alunos que frequentam as atividades extra-curriculares (AEC´s), e que foi um dos vencedores da 1ª edição do Orçamento Participativo de Penafiel 2016/2017.

“O uso da bicicleta está em voga e o Município tem de acompanhar essa tendência”

Numa altura em que a Federação Europeia de Ciclistas continua a apontar Portugal como estando na cauda da Europa sobre o uso da bicicleta, estando apenas à frente da Bulgária, Penafiel quer dar um passo em frente no sentido de contrariar a tendência, começando na escola, com os mais novos, tal como explica a vereadora da Câmara Municipal de Penafiel Susana Oliveira.

“O uso da bicicleta está em voga e o Município tem de acompanhar essa tendência. Para além do esforço que faz na promoção de melhores acessibilidades, procura agora ser pioneiro com este projeto que vai desenvolver junto dos mais pequeninos, num contexto seguro e controlado, a utilização deste meio de transporte, mas em segurança, através do conhecimento das regras e equipamentos a usar, no sentido de prevenir acidentes que possam acontecer”, explica, no lançamento de uma iniciativa que materializa no terreno uma das ideias apresentadas no âmbito do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Penafiel.

“Este projeto surgiu de uma ideia de um clube penafidelense que foi apresentada no âmbito da primeira edição do Orçamento Participativo, que teve lugar no final de 2016, e que arrancou um pouco mais tarde do que o esperado, por um lado em virtude do encerramento de um ciclo autárquico com a ocorrência de eleições no ano passado, e por outro em virtude de um pedido feito por parte do Município no sentido de uma reformulação do projeto inicial, com vista a um alargamento do mesmo a todo o concelho. Agora, está efetivamente a arrancar um dos seis projetos aprovados no âmbito da primeira edição do Orçamento Participativo, e estamos a assistir à concretização de um dos escolhidos, que vai dar a oportunidade a muitas crianças de aprender a andar de bicicleta, com a supervisão de gente qualificada da ADRAP que as vai orientar em todo este processo”, sublinhou Susana Oliveira, que referiu que o investimento efetuado neste programa ronda cerca de quarenta mil euros, que foram canalizados para os recursos humanos e equipamentos e materiais a ser utilizados durante as aulas.

“É um projeto pioneiro em Portugal, mas posso afirmar que também o é a nível europeu, uma vez que conheço pessoas residentes em vários desses países, que não conhecem nenhum projeto deste tipo.”

Por sua vez, Joaquim Ferreira, presidente da Associação Desportiva e Recreativa Ases de Penafiel (ADRAP), assumiu que o projeto é a concretização de um grande objetivo.

“Há muito que sonhava com um projeto destes, em que se leva o ciclismo às escolas. É um projeto pioneiro em Portugal, mas posso afirmar que também o é a nível europeu, uma vez que conheço pessoas residentes em vários desses países, que não conhecem nenhum projeto deste tipo. Há dezenas de escolas de ciclismo em Portugal e há milhares espalhadas por esse mundo fora, mas sem a presença diária e o apoio logístico que esta iniciativa pressupõe”.

Este apoio, segundo o dirigente, envolve uma equipa de técnicos qualificados do clube, que diariamente se deslocarão até às várias escolas do concelho em três viaturas que estarão no terreno, nas quais seguirão, além dos técnicos, 15 bicicletas (adequadas ao tamanho das crianças) e equipamentos de proteção e segurança, como capacetes, joelheiras ou cotoveleiras.

Enquadrado nas atividades de enriquecimento escolar, o projeto “A bicicleta nas escolas” conta com o apoio de professores, treinadores e auxiliares ligados à área do ciclismo que têm a missão de dotar os alunos de conhecimentos sobre este meio de transporte, bem como, reforçar a importância do mesmo na contribuição para a mobilidade sustentável e melhor qualidade de vida. Este projeto, dinamizado em parceria com a ADRAP, é realizado duas vezes por mês, com sessões teóricas e práticas, e permite aos alunos do concelho de Penafiel aprender as principais regras de segurança rodoviária, fomentando a prática do ciclismo como modalidade desportiva.