geral@penafielmagazine.pt

Notícias em Penafiel
 

PREMIO INTERNACIONAL DE DESIGN ATRIBUÍDO A VIOLINO PORTUGUÊS

O violino ‘AVA Royale’ foi concebido e construído pela IDEIA.M, do Porto, e recebeu um dos ‘iF Design Award 2018’, um dos mais prestigiados prémios mundiais do design. 54 países, seis mil candidaturas, mas o  design do violino ‘AVA Royale’ recebeu o reconhecimento de um júri constituído por 63 especialistas internacionais destacando-se na categoria ‘Produto/Lazer’.

“O violino afirma-se pelo design inovador e pela engenharia de ponta na construção dos instrumentos musicais”, refere em comunicado o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC).

Criado para a AVA, marca de instrumentos musicais, o ‘AVA Royale’ em fibra de carbono apresenta características únicas no estilo e comportamento, sendo o nível do som igual ao dos violinos de madeira.

“Este instrumento tem recebido apreciações bastante positivas por parte dos músicos, o que revela que estamos perante um instrumento musical de elevada qualidade. É um exemplo de como um objeto cujo design se manteve cristalizado no tempo durante séculos pode evoluir sem perder a identidade”, refere Júlio Martins, CEO da IDEIA.M.

Marcas como a BMW, Ferrari e Apple também foram distinguidas nesta edição do ‘iF Design Award’.

Para Júlio Martins esta distinção “é um selo de qualidade, uma validação do trabalho que temos desenvolvido, que mostra que estamos entre o que de melhor se faz no mundo na área do design de produto”.

Fonte: O Mundo Português