geral@penafielmagazine.pt

Notícias em Penafiel

MUSEU MUNICIPAL DE PENAFIEL COMEMORA 70 ANOS (COM VÍDEO)

O Museu Municipal de Penafiel está a comemorar o seu 70.º aniversário, entre os dias 17 e 21 de abril, com diversas atividades, todas com entrada gratuita. Com efeito, foi no dia da fundação do Museu Municipal (17 de abril) a inauguração da exposição evocativa “70 anos do Museu”, que vai estar patente até 30 de setembro.

À margem do início das comemorações, o presidente da Câmara Municipal de Penafiel enalteceu a evolução de um espaço fundado há sete décadas, ao serviço da cultura e valorização do território e património, em Penafiel.

“É uma data muito importante, na medida em que se trata de um espaço com um percurso extraordinário, e que surgiu há setenta anos atrás, num contexto de muitas dificuldades, em que a sensibilidade para a área da cultura era menor, num concelho que não era grande nem rico, e que seguramente teria outras prioridades que não as relativas à área da cultura, o que dá ainda mais valor a esses penafidelenses que estiveram na génese do Museu Municipal”, refere o autarca

“A partir daqui todo o processo de consolidação deste espaço, desde os seus núcleos museológicos até à inauguração deste ainda novo edifício, é aqui assinalado e celebrado, até porque são muitos os motivos de orgulho que nos unem nestas celebrações, alusivas a um dos melhores e mais prestigiados museus do país, com prémios de excelência já recebidos, e atribuídos por entidades externas. A tudo isto acresce o facto de Penafiel ser uma referência incontornável no panorama cultural nacional, estatuto que muito se deve ao Museu, por tudo o que este espaço significa e representa, mas também por tudo o que tem permitido. Eventos como o Escritaria ou exposições como as da Graça Morais, que de Penafiel saiu para Paris, dificilmente poderiam acontecer da forma como sucedem, se este espaço não existisse”, salientou.

A aposta no trabalho dos agentes culturais do concelho, em paralelo com o acolhimento de exposições de maior estatuto e qualidade, continuará a ser, segundo o autarca, uma característica essencial na forma como o espaço será dinamizado.

“O Museu é, acima de tudo, dos penafidelenses. No que diz respeito às exposições, procuramos integrar, por um lado, exposições de qualidade, que passam pelos melhores museus do país, com o propósito de que a nossa comunidade e a região tenham acesso e oportunidade de desfrutar de uma oferta cultural de qualidade superior, mas queremos também que, por outro lado, os penafidelenses possam apresentar aqui as suas obras e mostrar o seu talento”, sublinhou.

O Museu Municipal de Penafiel foi fundado a 17 de abril de 1948, junto da Biblioteca, no Palacete do Barão do Calvário, e teve como primeiro diretor, Abílio Miranda. Após algumas décadas provisoriamente instalado na Rua Conde Ferreira, o Museu Municipal finalmente mudou para as suas definitivas instalações, em 2009, em pleno centro histórico da cidade, num edifício recuperado pelos arquitetos Fernando Távora e Bernardo Távora, com uma profunda remodelação do Palacete setecentista dos Pereira do Lago, na Rua do Paço. Pelo Museu Municipal e seus núcleos museológicos, passaram cerca de 200 mil visitantes, desde 2009, data de inauguração do novo edifício e espaço de divulgação da história do concelho.

Em 2010, foi eleito o Melhor Museu Português pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), tendo nesse mesmo ano sido também nomeado para o prémio EMYA – European Museum of the Year Award, pelo European Museum Forum (EMF), constituindo um importante reconhecimento por parte da comunidade museológica internacional. O Museu Municipal integra, desde 2013, o Excellence Club da European Heritage Association.

O Museu Municipal de Penafiel é um espaço de referência cultural que alia a história e o património, de mão dada com a modernidade e as novas tecnologias, preservando a identidade do concelho. Conta com cinco salas temáticas dedicadas à Identidade, Território, Arqueologia, Ofícios e à Terra e Água. O Museu é ainda composto por quatro núcleos museológicos – Castro do Monte Mozinho, Moinho da Ponte de Novelas, Engenho de Sebolido e a Aldeia de Quintandona.

Já as comemorações do aniversário prosseguem no dia 21, em que às 10h00 haverá uma visita guiada pela exposição alusiva ao aniversário do Museu, seguindo-se a cerimónia de entrega do Prémio Valor e Mérito da Associação de Amigos do Museu Municipal de Penafiel.

Às 14h30, a iniciativa “Contos e estórias para todos” será dinamizada por Gusta Santos. Segue-se às 16h00, o teatro de marionetas “Um monumento, um enredo”, da Rota do Românico, com interpretação da equipa do Museu. Durante a tarde haverá ainda mostra de ofícios tradicionais (tecelagem, cestaria e artesanato em madeira), bem como jogos matemáticos e pinturas faciais. Ainda no dia 21, às 17h30 terá início o concerto dos Dal Capo e às 21h30, o concerto do Grupo de Guitarras de Penafiel.