geral@penafielmagazine.pt

Notícias em Penafiel
 

DOLMEN CELEBRA 25 ANOS COM PRESENÇA DO SECRETÁRIO DE ESTADO

A Dolmen – Desenvolvimento Local e Regional, completa este ano 25 anos de existência, marco que será assinalado ao longo do ano, tendo-se iniciando hoje as suas comemorações,num evento que contou com a presença do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas.

O Espaço Douro & Tâmega, nas instalações da Dolmen em Amarante, acolheu esta primeira celebração, cujo programa constou, num primeiro momento, da apresentação da instituição e do trabalho desenvolvido no Território em que atua – o Douro Verde, seguido
da visita à Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses, concelho onde foi constituída e em que está sediada a Dolmen.

Nas boas vindas, o presidente da Dolmen, Jorge Caetano, enalteceu o percurso da Dolmen nos últimos 25 anos.

Presidente da Dolmen, Jorge Caetano

“Não é por resistirem à passagem dos anos que as instituições fazem história, mas antes pelas marcas que deixam no território capazes de potenciar o desenvolvimento económico social e patrimonial. O percurso da Dolmen assenta numa visão estratégica do desenvolvimento de um território, capaz de mobilizar todos os agentes que operam no terreno”, disse o presidente, assumindo a Dolmen como um parceiro estratégico da região e do território Douro-Verde.

Jorge Caetano referiu-se ainda à disponibilidade da instituição que preside para, com os seus parceiros, discutirem medidas específicas para promover e valorizar a matriz territorial e os seus recursos endógenos, identificar e impulsionar projetos estimulantes, alinhar competências e investimentos, apostar no desenvolvimento económico, criando assim o ambiente e as condições favoráveis à fixação das pessoas.

Presidente da Câmara Municipal de Amarante: José Luís Gaspar

José Luís Gaspar, presidente da Câmara Municipal de Amarante, um dos vários municípios representados, adotou um discurso reto na sua intervenção, referindo-se à falta de atenção para com a região e à margem de progressão e potencialidades que este território oferece.

“Pedia ao senhor secretário de estado uma atenção na reorganização do Portugal 2020, é altura de corrigir alguns erros que foram cometidos nesta região e na região Norte em geral. Uma estratégia consertada pode ajudar a alavancar muito este território. É essencial trabalharmos em rede”, disse o autarca amarantino.

O Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, fechou este primeiro momento do evento, elogiando o trabalho desenvolvido pela Dolmen.

Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural: Miguel Freitas

“25 anos é um longo percurso, mas, acima de tudo, um percurso cheio de coisas feitas. A Dolmen é hoje uma

instituição incontornável neste território e um protagonista respeitado. Temos aqui um bom exemplo e uma boa referência do trabalho que se faz pelo desenvolvimento local”, começou por dizer Miguel Freitas, realçando ainda a importância da unidade existente entre os municípios e a sua associação de desenvolvimento local.

O Secretário de Estado aproveitou ainda a oportunidade para se referir ao Projeto do Parque Florestal de Amarante.

“Queria também deixar uma palavra ao presidente da Câmara de Amarante. Dizer-lhe que vamos em conjunto olhar para o Parque Florestal de Amarante. Há já uma proposta feita com a minha validação, queremos concretizá-la, mas estamos abertos naturalmente a aprofundar a proposta que temos para voltar a dar dignidade ao Parque Florestal de Amarante. Estamos abertos a trabalhar em conjunto para essa afirmação”, garantiu o representante do Governo.