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CÂMARA DE FELGUEIRAS RECLAMA REGRESSO DO COMBOIO

O presidente da Câmara de Felgueiras, Nuno Fonseca, adiantou recentemente ter defendido junto do Governo a necessidade de o concelho ser servido pela rede ferroviária nacional e assim potenciar as exportações.

Para nós, construir uma nova linha férrea que faça chegar o comboio a Felgueiras é algo estratégico para o desenvolvimento a longo prazo do concelho“, avançou o autarca, citado pela Agência Lusa.

Nuno Fonseca afirmou reconhecer que se trata de uma ideia ambiciosa, mas não impossível de concretizar no médio prazo se o Governo mantiver a estratégia que tem defendido, no sentido de investir na modernização e expansão da rede ferroviária nacional.

Nós somos o maior produtor e exportador de calçado em Portugal. Felgueiras é um concelho muito dinâmico e com um contributo líquido significativo para a economia nacional. Tenho a certeza que uma linha de comboio que chegasse a Felgueiras, além de reconhecer a importância económica do território, facilitaria o transporte de mercadorias e a mobilidade das dezenas de milhares de pessoas que trabalham no setor“, acentuou.

A questão da linha férrea ou a falta dela não é nova em Felgueiras, mas voltou à ordem do dia depois cinco autarcas socialistas do distrito do Porto, reunidos da Federação do PS, terem feito chegar ao ministro do Planeamento, Pedro Marques, um estudo prévio sobre o assunto, elaborado por Paços de Ferreira.

 

“Tenho a certeza que uma linha de comboio que chegasse a Felgueiras, além de reconhecer a importância económica do território,

facilitaria o transporte de mercadorias e a mobilidade das dezenas de milhares de pessoas que trabalham no setor”

Nuno Fonseca

Nesse estudo, defende-se as vantagens da construção de uma nova linha, com cerca de 30 quilómetros, começando em Valongo e evoluindo para norte com passagens e estações nos concelhos de Paredes (zona de Lordelo) Paços de Ferreira e Lousada, terminando em Felgueiras.

Para Nuno Fonseca, a inexistência de caminho de ferro no concelho tem sido, nas últimas décadas, uma limitação ao desenvolvimento.

Recorde-se que aquele concelho deixou de ser servido pela rede ferroviária nacional desde 1931, quando encerrou a linha que ligava Entre-os-Rios e a Lixa, passando por Penafiel, Lousada e Felgueiras.

O presidente do município felgueirense defende que faz sentido iniciar-se uma discussão política séria sobre necessidade do projeto, envolvendo todos os concelhos interessados, incluindo o município vizinho de Paços de Ferreira, que partilha com Felgueiras as limitações decorrentes de não ter no seu território o transporte ferroviário, apesar da sua maior proximidade ao Porto.