penafielmagazine@gmail.com

Notícias em Penafiel
 

FAFE É O ÚNICO MUNICÍPIO REGIÃO QUE ASSINALA FERIADO 5 OUTUBRO

Na região apenas o município de Fafe tem agenda para assinalar o feriado de 5 de Outubro, quando passam 108 anos da implantação da República, com Sessão Solene, que inclui homenagem a três personalidades fafenses, e algumas inaugurações.

Mais ninguém na região, nomeadamente no Tâmega e Sousa, tem previsto qualquer iniciativa para assinalar esta importante data que justifica o gozo do feriado civil.

No entanto registe-se a dinamização em Felgueiras, na Biblioteca Municipal, de um atelier para crianças e adolescentes com “O postal da nossa História”, que compreende a Hora do Conto e Ateliê sobre a Implantação da República.

Em Penafiel a semana e o dia estão marcados pela realização de mais uma edição do Festival Literário Escritaria, que este ano homenageia o escritor angolano Pepetela. Por ser feriado estão reservadas para este dia algumas das iniciativas mais marcantes deste evento, nomeadamente uma conversa, às 17 horas, entre Fernando Alves (TSF) e o escritor Pepetela, e a apresentação do livro do conceituado escritor angolano “Sua Excelência de Corpo Presente” por José Carlos Seabra Pereira.

Na cidade de Amarante, de onde é natural uma importante figura da 1ª república, António do Lago Cerqueira, o feriado passa despercebido sem a realização de qualquer iniciativa, a não ser um gesto simbólico com o astear da Bandeira Nacional na Casa da Calçada, residência do antigo ministro da 1ª República, por uma associação que ostenta o nome do Lago Cerqueira.

Talvez por ter sido um dos dois feriados civis suprimidos aquando da recente intervenção da Troica no nosso país ou por se tratar de um fim de semana prolongado que este ano as comemorações do 5 de Outubro de 1910 passam praticamente sem qualquer referência.

 

As Comemorações do 5 de Outubro em Fafe

O Município de Fafe vai comemorar o 108º aniversário da Implantação da República com uma sessão solene evocativa da efeméride, onde serão homenageadas personalidades fafenses com a Medalha de Mérito Concelhio.

As comemorações arrancam às 09h00, com a Alvorada de Morteiros, seguindo-se, às 10h00, o Hastear da Bandeira no edifício dos Paços do Concelho, com o desfile da Fanfarra dos Escuteiros de Regadas.

A partir das 10h15, tem lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Fafe, a Sessão Solene que homenageará três personalidades fafenses com a Medalha de Mérito Concelhio.

Posteriormente, a partir das 11h30, decorrerá a inauguração da Rua Ângelo Medon. Às 12h00, conheceremos a nova sede da ARPIFAFE (na antiga Escola de Trânsito).

Durante a tarde, decorrerá, na Rua Ângelo Medon, uma Corrida de Cavalo a Passo Travado, iniciativa que conta com a parceria da Cofafe.

As comemorações do 5 de Outubro encerram com a inauguração das obras de beneficiação da EM 615-2 entre a EN 207 e lugar da Telha (Antime, Silvares S. Clemente e Silvares S. Martinho).