penafielmagazine@gmail.com

Notícias em Penafiel
 

SETE DOS 10 POLÍTICOS MAIS RICOS DE PORTUGAL SÃO DO PS

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, tem um património superior a 11,5 milhões de euros, sendo assim o político em funções mais rico de Portugal. Os dados são avançados pela revista Sábado que fez a lista dos políticos portugueses com maior fortuna.

A publicação analisou as declarações de rendimentos e de património que os políticos em funções têm que enviar ao Tribunal Constitucional(TC), contabilizando dados relativos a contas bancárias, participações em empresas, investimentos financeiros e bens imobiliários.

Há 11 políticos que têm um património global superior a um milhão de euros, com Basílio Horta à cabeça como o mais rico de todos, com um património avaliado em 11.545.102 euros.

No segundo lugar da lista de políticos mais ricos, surge Jorge Gomes, ex-Secretário de Estado da Administração Interna e ex-Governador Civil de Bragança, e também empresário do ramo da informática, com um património global de 4.411.061 euros.

O ministro adjunto Pedro Siza Vieira é o terceiro mais rico, com 2.851.610 euros. Ele esteve, recentemente, envolvido numa polémica por ter aberto uma imobiliária um dia antes de entrar no Governo.

O médico António Sales do PS é o quarto político mais rico, seguindo-se a deputada do PSD Paula Teixeira da Cruz, advogada que foi ministra da Justiça do Governo PSD/CDS, ambos com um património superior a 2 milhões de euros.

A deputada socialista Margarida Marques, ex-Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, tem um património de mais de 1,6 milhões de euros.

Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, é o sétimo político mais rico, com um património superior a 1,5 milhões de euros.

Na lista dos políticos mais ricos, surgem ainda o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, e a diplomata Ana Paula Zacarias, cada um com patrimónios superiores a um milhão de euros.

O advogado Fernando Anastácio, deputado do PS, tem um património de 1.146.968 euros. Anastácio integra a subcomissão de Ética da Assembleia da República e a Comissão Eventual para o Reforço da Transparência no exercício de Funções Públicas, exercendo, ao mesmo tempo, como advogado na sua empresa, e detendo ainda cargos de administração em três empresas, nas áreas da consultoria, imobiliário e turismo, como noticiou o Público.

Finalmente, a fechar a lista dos 11 políticos com rendimentos superiores a 1 milhão de euros, surge o deputado do PSD Carlos Peixoto, advogado e presidente da comissão politica distrital dos sociais-democratas na Guarda.

As contas efectuadas indicam que há 39 políticos com patrimónios superiores a 500 mil euros, e 133 com valores acima dos 100 mil euros. Somando tudo, e considerando os elementos do Governo, deputados e presidentes de Câmara, estamos a falar de um valor global de 73 milhões de euros.

Pedro Nunes / Lusa

SV, ZAP //

FOTO: Gerardo Santos / Global Imagens

Post Tags
Share Post