geral@penafielmagazine.pt

Notícias em Penafiel
 

Sebolido organiza Festival Caldo do Pescador

A Junta de Freguesia de Sebolido vai levar a cabo, entre os dias 7 e 9 de junho, o Festival do Caldo do Pescador, uma iniciativa destinada à recuperação de tradições e costumes de outros tempos, que será levada a cabo em parceria com as associações locais.

Numa nota de imprensa divulgada pela entidade presidida por Fábio Correia, é explicada a origem do surgimento do evento. “Nos tempos mais antigos, Sebolido tinha como atividade principal a pesca, e o pescado era para a população de Sebolido a sua principal fonte de rendimento. Como o produto pescado era vendido, as famílias tinham de recorrer ao que a terra lhes dava para confecionar as suas refeições. Nesses tempos, era usual comer o caldo que, produzido com os poucos ingredientes disponíveis, conseguia-se preparar como sendo rico em nutrientes necessários para os trabalhos mais pesados a que se era sujeito. Com o passar dos tempos, foi-se perdendo o hábito de se comer este caldo e, como forma de restaurar e relembrar mesmo aos mais velhos esta iguaria, decidimos criar o Festival do Caldo do Pescador, inserido no Fim de Semana Cultural, em que iremos proporcionar a todos uma viagem ao passado através da gastronomia local”.

O cartaz dos três dias do evento é variado, e o primeiro dia será destinado à música tradicional, com as atuações dos grupos Cantares do Miradouro, Cavaquinhos de Lagares, e Grupo de Danças e Cantares de Cabeça Santa.

No dia 8 de junho, a partir das 15 horas o dia será destinado aos mais pequenos, com a comemoração do Dia Mundial da Criança. À noite, a partir das 20 horas, os “Postas de Bacalhau” protagonizarão a animação musical do evento, e  grupo “Viajantes no Tempo” encerra o segundo dia com um excelente espetáculo de teatro e artes performativas.

Para o último dia do festival, está agendado um serão de grande animação musical, com as atuações dos Panic Resort e dos A Kind of Queen, banda de tributo a um dos maiores grupos rock da história da música, que encerrará em grande as festividades.

Share Post