geral@penafielmagazine.pt

Notícias em Penafiel
 

PAÇOS DE FERREIRA: GALA DO DESPORTO CELEBROU QUARTA EDIÇÃO

A Câmara Municipal de Paços de Ferreira e a Liga Amadora TV juntaram-se para levar a cabo a quarta edição da Gala do Desporto, que homenageou personalidades e equipas do concelho que, ao longo do ano, se destacaram em várias modalidades.

Num grande evento que reuniu centenas de pessoas no Pavilhão Municipal, o vereador com o pelouro do Desporto, Paulo Barbosa, destacou a importância das atividades desportivas na dinâmica do concelho. “Desde sempre que o Executivo defende um envolvimento cada vez maior da comunidade em atividades desportivas. Enquanto vereador com o pelouro do Desporto, acredito que a estratégia desenvolvida pelo município em parceria com a sociedade civil, tem dado um contributo positivo à capacidade de trabalho de pessoas e coletividades, no referente ao desenvolvimento de atividades desportivas do nosso concelho”, começou por dizer, garantindo que a autarquia continua empenhada em investir no desporto pacense, apesar de condicionalismos financeiros que partilhou com os presentes. “Nunca o desporto teve na nossa comunidade, o impacto que hoje tem. É verdade que a Câmara Municipal não tem ainda uma situação financeira desafogada, que nos pudesse permitir um investimento à medida do desejado nas atividades desportivas. Apesar disso, somos uma das câmaras da região que mais investe no desporto, pois acreditamos que isso se reflete na melhoria da qualidade de vida dos nossos cidadãos, e na promoção do bem comum”.

Ao longo da noite, foram distribuídos vários prémios, sendo que dois clubes arrecadaram sozinhos quatro prémios cada um. O GDC Ferreira celebrou a atribuição de condecorações a Bruno Leal (Atleta Masculino do Ano/Futebol), Carlos Santos (Presidente do Ano Futebol/Futsal), Equipa principal de futebol (Equipa do Ano), e Ricardo Pacheco (Treinador do Ano Futebol/Futsal). Por seu turno, o Clube Aquático Pacense celebrou os galardões de Francisco Brito (Atleta do Ano/Outras modalidades coletivas), Ricardo Rocha (Atleta do Ano/Outras modalidades individuais), João Noronha de Sá (Treinador do Ano/Outras modalidades), e à Equipa do Ano/Outras modalidades, atribuída à equipa sénior feminina de polo aquático. Sílvia Martins (Citânia de Sanfins) foi a Atleta Feminina do Ano Futebol/Futsal, Maria João Martins e Catarina Andrade, ambas do Juventude Pacense, receberam o prémio de atletas femininas do ano em outras modalidades, na variante de desportos coletivos e individuais, respetivamente, Vítor Santos (Clube BTT Freamunde) foi o Presidente do Ano/Outras Modalidades, e José Costa Gomes (ARC Sobrão) recebeu o Prémio Fair Play João Taipa, ele que desenvolve a sua atividade no ténis e ténis de mesa.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, agradeceu publicamente a empresários e dirigentes desportivos, que chamou ao palco, para lhes agradecer o trabalho e esforço em prol da representação de Paços de Ferreira a nível nacional e internacional. “Esta Gala é o espaço privilegiado para reconhecer o trabalho daqueles que, ao longo de uma época desportiva, trabalharam muito, e que merecem ser por isso reconhecidos. O Município valoriza muito este trabalho desportivo, que significa sacrifício, determinação, empenho e esforço, que possibilita aqui um reconhecimento, que abarca desde os mais pequeninos aos maiores. Enquanto autarca, deixo-vos o meu profundo agradecimento pelas vitórias registadas, e pela forma como representaram Paços de Ferreira em várias modalidades”.

No seu discurso, o autarca pacense sublinhou ainda o esforço que tem sido feito, no sentido de investir no grande e diversificado movimento desportivo de Paços de Ferreira. “Paços de Ferreira é hoje um concelho mais vivo e dinâmico, e o segundo mais jovem de Portugal. Estes dados constituem para nós um orgulho, mas também uma responsabilidade, porque um concelho que tem cerca de três mil atletas em formação, requer um forte investimento municipal, para lhes providenciar todas as condições para uma excelente prática desportiva. São 400 mil euros anuais, que usamos para investir na formação dos mais jovens, a fim de os capacitar para um melhor futuro, tanto para eles como para a nossa sociedade”, frisou, além de assegurar aos presentes que continuará “empenhado em fazer com os que os sonhos se transformem em realidade”, no sentido de assegurar a melhoria das condições desportivas dos clubes e atletas.