geral@penafielmagazine.pt

Notícias em Penafiel
 

JOÃO BARBOSA COMEÇA NO «TOP-10» DA MONTANHA

O penafidelense João Barbosa (Vito-Feirense-Pnb) já é décimo da classificação da Montanha, e 11º da Juventude, no final da primeira etapa da Volta a Portugal em Bicicleta.

Num certame que já começou bastante exigente no referente a contagens montanhosas, a etapa ficou marcada por uma fuga que até chegou a ter 12 minutos de vantagem sobre um pelotão que, algo apático na reação a esta situação, reagiu e acabou por anular todo este tempo a cerca de três minutos do fim. Numa corrida decidida ao sprint, houve ainda tempo para uma queda coletiva que envolveu o camisola amarela Samuel Caldeira (que acabou com o mesmo tempo do vencedor, pois o incidente ocorreu dentro dos três quilómetros finais), antes do italiano Davide Appollonio (Amore & Vita – Prodir).

De entre os antigos ciclistas da ADRAP, Daniel Freitas conseguiu um sensacional quinto lugar, Luís Gomes foi 13º, Hugo Nunes foi 33º, João Barbosa 91º, Joni Brandão 101º, Rafael Silva 102º, Bruno Silva 106º, e Nuno Meireles 110º. O portista Samuel Caldeira mantém a amarela, Davide Appollonio é o detentor da camisola verde, o francês Thibault Guernalec (Team Arkéa Samsic) lidera na juventude, o espanhol Peio Goikoetxea (Fundación Euskadi) lidera na montanha, e a W52/FC Porto lidera entre as equipas.

A etapa de hoje será longa, mas relativamente plana. Ao todo, serão 198,5 km que o pelotão vai enfrentar entre a Marinha Grande e Santo António dos Cavaleiros, em que só há registo de uma terceira categoria ao quilómetro 152,5, com 4,6 km de extensão e pendente médio de 5,7%.

Créditos das fotos: PODIUM/ Paulo Maria