geral@penafielmagazine.pt

Notícias em Penafiel
 

PENAFIEL AJUDA PROCESSO DE MUNICIPALIZAÇÃO DE TIMOR-LESTE

Ao longo do próximo mês e meio, o Município de Penafiel vai acolher e dar formação a técnicos do Município de Lautem, ao nível da organização administrativa, com o objetivo de ajudar à instalação e consolidação do poder local neste país da lusofonia.

Numa cerimónia ontem realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, presidente da autarquia, mostrou o seu contentamento com a escolha de Penafiel para um processo tão importante para os timorenses. “Esta parceria com o município de Lautem resulta de um desafio lançado pelo Ministério da Administração Estatal timorense, no sentido de darmos apoio ao processo de municipalização que está em curso em Timor-Leste. Trata-se de um processo que ainda não está consolidado no país, que necessita de algum apoio, e o ministério entendeu que poderíamos dar um importante contributo. Sentimo-nos muito orgulhosos e honrados por termos sido escolhidos para esta tarefa, ao lado de um importante município timorense“, frisou o autarca penafidelense, que adiantou que os técnicos timorenses vão estar em contacto com os vários serviços da Câmara Municipal, e extrair ensinamentos relativos a várias áreas de funcionamento e atividade.

Zeferino Santos Sequeira, da delegação timorense, explicou a escolha de Penafiel com a ideia de que se trata de “uma referência enquanto município seguro, limpo e verde, dotado de uma população com sentido de responsabilidade ambiental, com muitos ensinamentos importantes para ajudar os nossos funcionários públicos a implementar e desenvolver políticas públicas de desenvolvimento no nosso país“, sublinhou.