geral@penafielmagazine.pt

Notícias em Penafiel
 

MARISA VIEIRA FOI A MELHOR PORTUGUESA NOS EUROPEUS DE SKYRUNNING

A penafidelense Marisa Vieira foi a melhor portuguesa no Campeonato da Europa de Skyrunning, na prova de SkyRace, que decorreu em Itália, e em que a seleção nacional alcançou um histórico sexto lugar, no somatório de três provas realizadas.

Campeã nacional nesta variante competitiva, Marisa Vieira fez justiça ao seu estatuto, e foi, de longe, a melhor atleta nacional na competição, com um tempo de quatro horas, sete minutos e 59 segundos, naquela que foi a estreia absoluta da penafidelense ao seviço do nosso país.

Nas suas declarações após a prova, a atleta de Penafiel moostrou o seu enorme contentamento com a performance realizada. “Estou muito contente, dificilmente esperava um resultado destes tendo em conta que esta é apenas a minha segunda prova de Skyrunning, pois sou, essencialmente, uma atleta de trail. Ganhei o título nacional na minha primeira corrida de ‘Sky’ e agora vim aos Europeus. Não podia estar mais feliz com a minha prestação e com o resultado para Portugal”, frisou.

Também o sexto lugar coletivo obtido foi motivo de satisfação, desta feita por parte do responsável federativo pela seleção nacional de skyrunning, João Paulo Queiroz, que fez um balanço muito positivo da participação portuguesa: “O sexto lugar é excelente para Portugal pois significa que ficámos melhor classificados que países que têm mais condições naturais e tradição nesta modalidade. Ainda estamos a dar os primeiros passos no Skyrunning em Portugal, e temos algumas limitações ligadas à nossa própria geografia e relevo quando comparados com Itália, Suíça ou Áustria, por exemplo, mas este resultado mostra que o trabalho que tem sido desenvolvido é de qualidade”, valorizou.

De referir que, no certame, foram conhecidos os campeões europeus de três variantes competitivas, e na Ultra Sky Marathon de 50 km o italiano Cristian Minoggio e a espanhola Ester Casajuana arrecadaram os títulos europeus em disputa. No Quilómetro Vertical, triunfaram o italiano Nadir Maguet e a francesa Christel Dewalle, e na SkyRace os novos campeões europeus são o espanhol Jan Margarit e a romena Denisa Dragomir. No ranking conjunto das três provas, Jan Margarit foi o melhor entre os homens, e entre as senhoras a campeã foi a checa Marcela Vasinova. Coletivamente, a Espanha é a nova campeã europeia, seguida da Itália, segunda classificada, e da República Checa, medalha de bronze.

Créditos das fotos: Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal