geral@penafielmagazine.pt

Notícias em Penafiel
 

VITORINO SOARES ORDENADO BISPO AUXILIAR DO PORTO

O dia 29 de setembro de 2019 constituiu-se como uma marca histórica para a Diocese do Porto, por força da cerimónia de ordenação episcopal de D. Vitorino Soares, como bispo auxiliar do Porto.

Num discurso carregado de emoção, o pároco penafidelense assumiu a sua humildade perante o grande trabalho que o espera, e em que garante que dará o melhor de si em prol da diocese portuense. “Quanto mais Deus pede de mim, mais pequenino me descubro. Embora me reconheça mais confiante por estar junto desta família. Foi assim desde que o Papa me escolheu para trabalhar e servir como bispo auxiliar do Porto. Obrigado pela confiança, Santo Padre. Com a graça de Deus e a compreensão e cooperação de todos, espero poder contribuir para a realização do sonho que o Senhor da Messe tem para a Diocese do Porto”.

Vitorino Soares foi nomeado bispo auxiliar do Porto no dia 17 de julho pelo Papa Francisco. Como sacerdote da diocese, Vitorino Soares trabalhou no Seminário do Bom Pastor, entre 1984 e 1987, e no Seminário Maior, entre 1989 e 1994. Capelão militar de 1987 a 1989, o padre Vitorino dedicou 10 anos do seu trabalho pastoral aos jovens, sendo diretor do Secretariado Diocesano da Juventude entre 1989 e 1999. Em 1994 assumiu a paróquia de Castelões de Cepeda, em Paredes, e em 1999 a de Madalena, na mesma vigararia. Ainda este ano, D. Vitorino Soares foi nomeado reitor do Seminário Maior da Diocese do Porto.

(Reportagem completa na edição impressa do Penafiel Magazine, nas bancas já na próxima semana)

CRÉDITOS DA FOTO: Diocese do Porto