geral@penafielmagazine.pt

Notícias em Penafiel
 

APD PAREDES PEDE APOIO PARA MANTER DESPORTO ADAPTADO

Coletividade conceituada no basquetebol em cadeira de rodas nacional, a Associação Portuguesa de Deficientes (APD) de Paredes precisa de apoio de empresas e sociedade civil, para manter o projeto de desporto adaptado que é referência na região.

Quem o assume é o próprio presidente da associação, Adão Barbosa, que pede um maior envolvimento da comunidade no apoio a uma equipa que representa Paredes ao mais alto nível. “Já há vários anos que esta estrutura está em construção, e possibilitou a vinda para Paredes de atletas e técnicos que deram o seu contributo para colocar o concelho de Paredes no mapa do desporto adaptado nacional. Tivemos desde sempre empresas e beneméritos que, graças ao seu carinho pela equipa e vontade de ajudar, foram fundamentais na manutenção deste projeto desportivo. Mas a verdade é que não está a ser fácil para a APD dar seguimento a este esforço financeiro, com os parcos recursos de que dispõe”.

Entre despesas federativas e internas, inerentes sobretudo à manutenção de equipamentos e materiais de treino, os compromissos são muitos, e Adão Barbosa pede ajuda aos paredenses. “Precisamos da ajuda da comunidade e do setor empresarial do concelho para que, dentro das suas possibilidades, possam dar o seu contributo à manutenção desta equipa. Compreendemos que a conjuntura financeira possa não ser sempre favorável a grandes apoios, e conhecemos os constrangimentos financeiros que o Estado e as entidades locais sentem na atribuição de apoios ao desporto, mas Paredes vai ter que dar o seu sinal, de que quer ter desporto adaptado de elite nacional no concelho. Acreditamos que, mesmo com apoios singelos e nada exorbitantes, conseguiremos perfeitamente levar este barco a bom porto e manter a APD Paredes entre os melhores do país”.

Com início de campeonato marcado para 19 de outubro, o campeonato nacional de basquetebol em cadeira de rodas reserva ao APD Paredes uma deslocação, na primeira jornada, a casa do APD Braga. Uma semana depois, a 26 de outubro, estreia-se perante os seus adeptos no Pavilhão Rota dos Móveis, onde vai medir forças com o APD Leiria.

CRÉDITOS DAS FOTOS: APD Paredes