geral@penafielmagazine.pt

Notícias em Penafiel
 

BROA DE MILHO NA LISTA DOS 50 MELHORES PÃES DO MUNDO

A Broa de Milho está entre os 50 melhores pães do mundo, segundo uma lista divulgada pela CNN, um conceituado orgão de comunicação social dos Estados Unidos da América.

Para a CNN, responsável pela escolha dos melhores pães do mundo, a broa de milho foi distinguida entre os “mais maravilhosos”, considerando-o como um alimento “saudável” e “tradicional” da região norte de Portugal.

A broa portuguesa surge ao lado de pães mundialmente conhecidos, como o pão de queijo do Brasil, a baguete francesa, a tortilha do México, o karavai da Rússia, a paratha indiana, a ciabatta italiana ou o challah de Israel.

“Estes pães são escolhidos pelos seus ingredientes únicos, pelo status icónico e pelo prazer caseiro de os comer”, justifica a CNN.

No caso da broa de milho portuguesa, a página do canal norte-americano diz que quando o milho e o centeio são “moídos em pedra” e as farinhas “peneiradas e amassadas numa caixa de madeira” (as antigas amassadeiras), é que conseguimos obter “a versão mais tradicional deste saudável pão rural do Norte de Portugal”, como se refere na descrição que acompanha a fotografia da broa nesta lista dos melhores 50 pães do mundo.

Tendo a farinha de milho como “ingrediente-rei”, outra das particularidades é a formação de um “arquipélago de fragmentos de crosta de farinha”, expandindo-se sobre “fendas profundas”, proporcionadas pela cozedura em forno de lenha.

Os especialista em nutrição e saúde reforçam que o pão é um alimento fundamental numa alimentação equilibrada e saudável.

Este é um dos alimentos mais antigos e consumidos no mundo inteiro e Portugal não é exceção. O pão faz parte da nossa tradição, dos hábitos diários dos portugueses e ocupa um lugar de destaque na cultura e gastronomia do país.

Post Tags
Share Post