geral@penafielmagazine.pt

Notícias em Penafiel

OS especialista em nutrição e saúde reforçam que o pão é um alimento fundamental numa alimentação equilibrada e saudável.

O pão faz parte da nossa tradição, dos hábitos diários dos portugueses e ocupa um lugar de destaque na cultura e gastronomia do país. Este é um dos alimentos mais antigos e consumidos no mundo inteiro e Portugal não é exceção.

O PÃO ENGORDA?

O que engorda é o facto de ingerir mais calorias do que as que gasta, o que não tem necessariamente a ver com alimentos específicos.

O pão, pela carga cultural que contém e porque sensorialmente agrada, pode ser um acrescentar calorias significativas ao dia alimentar, tanto porque se come em maior quantidade do que se devia, como pela densidade calórica do que se usa como recheio.

Congelar pão torna o alimento menos rico nutricionalmente?

O pão não sofre alterações significativas a nível nutricional.

O pão integral é mais saudável do que os outros?

À partida será verdade, mas há vários fatores a ter em conta.

Se o pão integral tem apenas os ingredientes comuns no pão (farinha, água, sal e fermento) e é comparado com a mesma versão produzida com o cereal refinado, então o pão será mais rico nutricionalmente e saciará por mais tempo, além de ter um impacto positivo no colesterol e na regulação da glicemia. No entanto, um pão integral também pode ter gordura adicionada e caloricamente já não será tão interessante.

O pão escuro é sempre o melhor?

Pode não ser. O facto de um pão ser escuro não quer dizer que seja saudável, pois pode esconder outros ingredientes, como gordura ou açúcar.

Fonte: O Mundo Português