geral@penafielmagazine.pt

Notícias em Penafiel
 

ALBERTO SANTOS REPRESENTA FUNDAÇÃO DO FUTEBOL EM PROL DA CAUSA AMBIENTAL

O penafidelense Alberto Santos, vogal do Conselho de Administração da Fundação do Futebol – Liga Portugal, representou esta instituição na assinatura de um protocolo com a Sociedade Ponto Verde, numa parceria que tenciona reduzir a pegada ambiental no futebol profissional.

A este documento pioneiro no futebol português, vão juntar-se as ações no terreno. Uma das primeiras iniciativas decorrerá durante a Final Four da Allianz CUP, em Braga, entre 17 e 25 de janeiro de 2020. Estarão presentes os “mochileiros SPV”, equipados com ecopontos móveis com o objetivo de facilitar a recolha de embalagens e, no local, serão também colocados dezenas de pontos de recolha seletiva.

“O futebol é um desporto com um grande poder de comunicação e acreditamos que será o veículo ideal para inspirar num público bastante transversal, a curto e longo prazo, hábitos de reciclagem. Esta parceria vem, desta forma, reforçar os nossos objetivos que passam por sensibilizar os portugueses para a importância de transportarem as suas práticas de separação de resíduos dos seus lares para os momentos de diversão e de lazer fora de casa”, sublinha Ana Isabel Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, no âmbito da iniciativa.

Para Alberto Santos, está dado um passo importante para o reforço de ações ambientalmente responsáveis, promovidas a partir da «modalidade-rainha» do desporto nacional. “Sendo o futebol uma modalidade que arrasta multidões, tem a sua responsabilidade no desenvolvimento de uma sociedade mais ecológica e sustentável. Estas são preocupações que não podem estar limitadas a uma área, mas, no que à Liga Portugal e à Fundação do Futebol diz respeito, tudo faremos para alavancar iniciativas em prol desta campanha e do projeto Liga Ambiente. A sustentabilidade ecológica é uma das áreas de atuação da Fundação do Futebol-Liga Portugal e, nesse sentido, acolhemos esta parceria com a Sociedade Ponto Verde na tentativa de despertarmos os adeptos para a necessidade de juntos lutarmos por um mundo melhor”.

A Sociedade Ponto Verde (SPV) e a Fundação do Futebol – Liga Portugal dão, assim, o pontapé de saída na sensibilização para a reciclagem, através de um conjunto de iniciativas e projetos cujo objetivo é captar a atenção dos adeptos do futebol e toda a comunidade desportiva, desde os clubes aos atletas, para os temas da sustentabilidade ambiental e incentivar a recolha e separação de resíduos de embalagens dentro e fora de casa.

Créditos da foto: Liga Portugal