geral@penafielmagazine.pt

Notícias em Penafiel
 

LOUSADA VENCEU PRÉMIO EUROPEU DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

O Município de Lousada foi o vencedor do Prémio Ação Transformativa 2019 (Transformative Action Award), numa cerimónia, em Bruxelas. O prémio é atribuído Comité das Regiões Europeu e pelo Banco Europeu de Investimento.

O Vereador do Ambiente, Manuel Nunes, que recebeu o prémio, destaca a importância desta distinção na medida em que “o vencedor é decidido por um conjunto de entidades, como a rede internacional de Governos Locais pela Sustentabilidade, pelo País Basco e pela cidade de Aalborg, na Dinamarca, a que se juntam o Comité das Regiões Europeu e pelo Banco Europeu de Investimento, que reconheceram o trabalho desenvolvido em Lousada. Esta é também uma validação das opções que têm sido feitas pela autarquia em termos ambientais, facto que nos deixa a todos muito orgulhosos”.

“Este é, sobretudo, o reconhecimento e validação científica e técnica ao nível internacional, que passa pela possibilidade de replicar as nossas boas práticas, nas várias vertentes, em qualquer área da Europa. Obviamente que para a comunidade Lousadense que está orientada para estas questões é motivo de muita satisfação, enaltece Manuel Nunes.”

O prémio destaca a dinâmica de transformação, em que importa agir para mudar e transformar com as pessoas e para as pessoas

Para além da distinção existe um prémio monetário de 10 mil euros que visam dar continuidade ao desenvolvimento das atividades na área ambiental, tocando a vertente social e educativa.

A distinção recebida por Lousada superou as candidaturas de Lovaina (Bélgica) e de Berlim (Alemanha), que estavam também nomeadas.