geral@penafielmagazine.pt

Notícias em Penafiel
 

DEPUTADOS DO PSD DEFENDEM REFORÇO DOS APOIOS SOCIAIS EM PENAFIEL

No âmbito da visita do Grupo de Deputados do PSD do Distrito do Porto ao concelho de Penafiel, o deputado penafidelense António Cunha informou que o PSD irá interpelar o Governo sobre a atualização da comparticipação financeira às instituições de solidariedade social.

A tomada de posição do PSD ocorreu na sequência de uma visita a uma Casa Abrigo para vítimas de violência doméstica e à Unidade de Cuidados Continuados da Figueira, no concelho de Penafiel.

“Ficamos a saber que valor do apoio do estado não é atualizado há 14 anos. Durante estes anos, os salários aumentaram, os custos com os bens e alimentação são mais elevados e o Governo paga exatamente o mesmo que em 2005. As IPSS fazem um trabalho notável mas vivem asfixiadas devido à falta de sensibilidade do Governo”, referiu o deputado António Cunha.

 

 

 

PEDREIROS ESPERAM MAIS DE 2 ANOS POR JUNTA MÉDICA

A comitiva de deputados, acompanhada de dirigentes locais do PSD e do presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, reuniu também com trabalhadores da indústria das pedreiras. Antonino de Sousa sensibilizou os deputados para as dificuldades vividas pelos penafidelense que trabalham a pedra. “Há testemunhos de trabalhadores com problemas de saúde que esperam mais de 2 anos por uma junta médica. Por outro lado, continuarmos a verificar uma falta de médicos pneumologistas no Hospital Padre Américo, o que é especialmente grave num concelho com alta incidência de tuberculose e silicose”, lamentou Antonino de Sousa.

A jornada terminou em conferência de imprensa, realizada na sede do PSD Penafiel, onde presidente desta estrutura política, Pedro Santana Cepeda, defendeu que os deputados têm estar junto da população e a auscultar, permanente, as dificuldades de cada comunidade. Segundo o Presidente do PSD/Penafiel, “só assim poderão fazer trabalho parlamentar eficiente e com impacto na vida das pessoas”.

O deputado Alberto Machado, Presidente do PSD Distrital do Porto, referiu que os deputados do PSD estarão sempre disponíveis para acompanhar as dinâmicas locais e prometeu que o registo de proximidade dos deputados é para manter até ao final do mandato.