geral@penafielmagazine.pt

Notícias em Penafiel
 

PROGRAMA ” EUROPA PARA OS CIDADÃOS” NA CIM TÂMEGA E SOUSA

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) acolhe, esta quinta-feira, dia 5 de dezembro, uma sessão informativa do programa “Europa para os Cidadãos”, um programa de financiamento de projetos de promoção da cidadania europeia, promovido pela Comissão Europeia e gerido em Portugal pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors. A sessão terá lugar no auditório da CIM do Tâmega e Sousa, em Penafiel, às 14h15.

O programa “Europa para os Cidadãos” tem como objetivo aproximar a União Europeia dos cidadãos, sensibilizando-os em termos de memória, história e valores comuns e incentivando à sua participação democrática e cívica, através da compreensão do processo de elaboração das políticas da União Europeia e da promoção de oportunidades a nível social, intercultural e de voluntariado europeu.

Podem concorrer ao programa “Europa para os Cidadãos” organismos públicos e organizações sem fins lucrativos, dotados de personalidade jurídica, designadamente autarquias, comités de geminação, organizações não governamentais e da sociedade civil, associações culturais, educativas, de juventude, de voluntariado, etc.

O programa estrutura-se em duas vertentes: vertente “memória europeia”, que apoia atividades que reflitam sobre a diversidade cultural europeia, com uma subvenção máxima até 100.000 euros; e vertente “compromisso democrático e participação cívica”, que inclui projetos de geminação de cidades, projetos de criação de redes de cidades e projetos da sociedade civil, com subvenções máximas de 25.000, 150.000 e 150.000 euros, respetivamente.

A par da representante do Centro de Informação Europeia Jacques Delors, que fará a apresentação do programa, a sessão contará ainda com a participação de representantes de dois projetos financiados no âmbito do programa: “Europe on a Doorstep”, da Freguesia de Vila Boa do Bispo, no Marco de Canaveses, e “EU CAN – EUropean Counter and Alternative Narratives Network”, do Município de Paredes.