penafielmagazine@gmail.com

Notícias em Penafiel
 

SOLAS PARA CALÇADO FEITAS COM BOLAS DE TÉNIS EM FIM DE VIDA

Uma empresa de Felgueiras, dedicada ao fabrico de solas, desenvolveu um processo e já comercializa solas para calçado ecológicas baseadas na reciclagem das bolas de ténis.

Esta empresa após vários testes laboratoriais, desenvolveu solas para calçado ecológicas, baseadas na reciclagem das bolas de ténis. As bolas de ténis são trituradas num moinho. É feita uma mistura com aparas de cortiça, também estas derivadas de desperdícios de rolhas, e termoplástico (TR), sendo, posteriormente, a sola injetada.

“Foi um desafio lançado por um cliente, holandês, representado em Portugal por Raul Paiva, e nós aceitamos esse desafio. Foram efetuados vários testes, com a combinação de diferentes materiais, por forma a conseguir uma sola que cumpra todos os requisitos e propriedades químicas e físicas. Uma sola que seja confortável, durável e amiga do ambiente”, disse Vítor Mendes, CEO da empresa felgueirense.

A preocupação com o ambiente e a sustentabilidade é uma constante nesta empresa, especializada no fabrico de solas para calçado, que adota princípios de produção sustentável e utilizando a ecoeficiência como referencial para todas as operações desenvolvidas. Exemplo disso é a linha de solas Vegan, que recebeu o selo “Peta – Approved Vegan”, bem como solas compostas por matéria-prima de base biológica ou biodegradável.

Relativamente ao aproveitamento de bolas ténis em fim de vida, refira-se que tenistas experientes usam três bolas de ténis por jogo ou por sessão de treinos. Após este período, as bolas chegam ao fim do seu ciclo de vida. Por ano são fabricadas 300 milhões de bolas de ténis. Não havendo neste momento alternativa à sua reciclagem, as bolas acabam por ser encaminhadas para os aterros onde se decompõem lentamente.