penafielmagazine@gmail.com

Notícias em Penafiel
 

« PERSONALIDADE DO ANO » D. Vitorino Soares

O Penafiel Magazine atribui o prémio Personalidade do Ano 2019 a D. Vitorino Soares, natural da freguesia de Luzim, em Penafiel, que foi nomeado, pelo Papa Francisco, bispo auxiliar da Diocese do Porto.

 

O novo bispo auxiliar do Porto, D. Vitorino José Pereira Soares, nasceu em Penafiel, a 19 de outubro de 1960, foi ordenado sacerdote a 14 de julho de 1985. Foi pároco de São Salvador Castelões de Cepeda e Santa Maria Madalena, em Paredes, nos últimos 25 anos. É o mais velho de cinco irmãos, dos quais um, Avelino Soares, também é sacerdote e pároco em Rio Tinto.


Na saudação à Diocese do Porto, D. Vitorino Soares, manifestou “alegria” e “sentido de responsabilidade” ao partilhar o convite do Papa Francisco para assumir as novas funções de Bispo Auxiliar da Diocese do Porto. “Senti-me muito pequenino, sustive a respiração e recuei no tempo 34 anos aquando da minha ordenação sacerdotal. É o mesmo Senhor Jesus Cristo que através da Igreja me concede este dom e coloca em minhas frágeis mãos este desafio. Este dom e este desafio, não são só meus, por isso, também os partilho com toda a Diocese do Porto e agradeço ao Papa Francisco este gesto de confiança. Deus com o Seu Espírito me fortaleça neste novo serviço e me ajude a corresponder com as minhas pobres limitações”, referiu.


Por sua vez o Bispo do Porto, D. Manuel Linda, na saudação ao novo Bispo Auxiliar, realçou que D. Vitorino Soares “possui vasta experiência evangelizadora e de liderança, pois, ao longo da sua vida pastoral, desempenhou diversos ofícios eclesiásticos. E o seu temperamento acolhedor e afável muito contribui para fazer desta Igreja uma comunidade acolhedora, motivada, sensível e fraterna”.
A 29 de setembro de 2019 a Sé do Porto acolheu a ordenação episcopal de D. Vitorino Soares, novo Bispo auxiliar do Porto.