penafielmagazine@gmail.com

Notícias em Penafiel

O Penafiel Magazine atribui o prémio Promessa do Ano à Rede de Creches que foi anunciada pelo presidente da câmara, Antonino de Sousa , aquando da inauguração das obras de requalificação das instalações da Associação de Solidariedade Social de Vila Cova.
O Conselho Editorial do nosso jornal entende que este é um projeto de grande interesse para a comunidade penafidelense e que vem suprir uma das maiores necessidades da população no sentido de se potenciar o crescimento da taxa de natalidade que tem registado valores muito reduzidos e que em muito têm contribuído para um fenómeno bastante atual como é o envelhecimento da população.


“Um importante desafio da nossa sociedade é a quebra demográfica, pelo que devemos criar mais soluções para que as pessoas possam ter mais filhos. Por isso, o Município de Penafiel vai criar uma rede de creches no concelho, que sirva de retaguarda às jovens famílias de Penafiel”, disse Antonino de Sousa, além de destacar a importância atribuída pela autarquia à área social.
A criação e desenvolvimento da rede de creches estão a ser preparados e a fase inicial da sua implementação contemplará as áreas industriais de maior densidade no concelho.
“Temos de concretizar medidas estruturais que ajudem a potenciar a taxa de natalidade no concelho, e de contornar a tendência de envelhecimento da população. Neste sentido, o nosso objetivo prioritário passa por disponibilizar creches junto aos núcleos empresariais mais fortes e que empregam mais gente, como na zona de Santa Marta, a zona industrial de Guilhufe, e a zona mais a sul do concelho como as Termas de São Vicente que também é um núcleo empresarial já muito importante. O alargamento da rede de creches vai facilitar a conciliação entre a vida familiar e profissional dos casais, e vamos procurar envolver as IPSS nesta dinâmica, dada a sua vocação particular no desenvolvimento de respostas sociais”, adianta Antonino de Sousa.