penafielmagazine@gmail.com

Notícias em Penafiel

O Penafiel Magazine atribui o Prémio Prestígio 2019 à Associação para o Desenvolvimento de Figueira, que celebrou 25 anos de frutuosa atividade e recebeu a ilustre visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.


A Associação para o Desenvolvimento de Figueira, Instituição Particular de Solidariedade Social constituída a 10 de março de 1994, nasceu da iniciativa de um grupo de habitantes locais, com forte espírito solidário, que identificou várias necessidades na freguesia e que trabalhou arduamente para que fossem criadas respostas e equipamentos sociais adequados às necessidades.
Atualmente esta associação tem um Centro de Dia, com disponibilidade para 75 utentes; Estrutura Residencial para Idosos, com capacidade para 36 utentes; Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração e Manutenção, para 25 utentes; e Casa Abrigo, um espaço de acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica e filhos menores a cargo que se encontrem em situação de risco ou vulnerabilidade social.


A Casa Abrigo, com uma capacidade de 45 vagas, é a maior estrutura de acolhimento temporário para vítimas de violência doméstica no país. Em funcionamento desde 2004 já passaram por esta casa 582 famílias, correspondendo a cerca de 1500 utentes.
Destaque-se ainda algumas respostas sociais prestadas por esta instituição. Comecemos pelo Gabinete Janela Aberta que presta apoio a vítimas de violência doméstica no domínio psicológico, social e jurídico. Espaço Percursos que tem como população-alvo as famílias em situação de vulnerabilidade social e indivíduos com comportamentos aditivos e dependências. A Rede Local de Intervenção Social é um serviço que assegura o atendimento e o acompanhamento social de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, exclusão social, bem como de emergência social.

“São grandes os desafios vividos por esta associação, e muito conturbadas as marés por onde navega o setor da segurança social. Nos últimos 14 anos, a maior casa que acolhe vítimas de violência doméstica no país, não vê a comparticipação do Estado atualizada, numa altura em que se dá tanta atenção mediática a este assunto”, lamentou o presidente da associação, Ângelo Guedes.
A Associação para o Desenvolvimento de Figueira foi destaque de capa na edição de março do Penafiel Magazine.