penafielmagazine@gmail.com

Notícias em Penafiel
 

PENAFIEL VAI TER CENTRO DE DIAGNÓSTICO COVID-19

Penafiel vai ter um centro de diagnóstico do covid-19, numa altura em que a autarquia prepara diversas medidas de apoio às famílias, num concelho que regista já 10 casos confirmados, seis do sexo masculino, e quatro do feminino.

De acordo com comunicado oficial, o Município refere que “está ainda a trabalhar com outros concelhos e com a ARS-Norte para a abertura, nas próximas horas, de um centro de diagnóstico para o covid19, que ficará localizado em Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel”.

No âmbito de todo o trabalho desenvolvido no sentido de lidar com esta grave crise de saúde pública, o presidente da Câmara Antonino de Sousa tem vindo a coordenar de forma permanente uma equipa composta por vereadores e técnicos especializados para criar e implementar um plano de apoio às famílias e de resposta ao impacto do covid19 na economia local. O Plano Integrado de Apoio será comunicado muito brevemente, assim que estejam reunidas as condições para o implementar em todo o concelho, de forma ampla, uma vez que se destina a apoiar as famílias e também as empresas para minimizar, na medida do possível, todo o impacto social e económico que resulta desta pandemia.

Numa mensagem dirigida aos penafidelenses, o autarca assumiu uma mensagem de determinação e confiança, de que será possível, com o esforço de todos, superar esta crise. ” Estes são tempos especiais, difíceis, de grandes desafios, mas ao longo dos séculos de história, que temos como comunidade, já passámos por diversas situações difíceis, e todos juntos vamos também vencer mais este desafio. É essencial que cada um faça o que lhe compete em matéria de saúde pública, evitando sair de casa e cumprindo todas as orientações das autoridades de saúde. Nós, Câmara Municipal, estamos e estaremos a trabalhar na primeira linha de defesa da nossa terra e das nossas gentes, com a resposta necessária e adequada para que a nossa população e as nossas empresas possam ultrapassar este momento de grande exigência. Juntos, somos muito mais fortes do que às vezes pensamos e juntos vamos enfrentar este desafio com a certeza de que um dia olharemos para trás com o sentimento de que todos fizemos a nossa parte e que com isso saímos mais fortes e vitoriosos. Este é um momento muito importante na vida da nossa comunidade, diria mesmo crucial, onde pouco interessam as nossas divergências, sejam elas políticas ou pessoais, mas sim a unidade e a determinação em combater esta pandemia e preparar o futuro de todos os penafidelenses”.