penafielmagazine@gmail.com

Notícias em Penafiel
 

BOLSA DE VOLUNTARIADO APOIA IPSS DE PAREDES

O Município de Paredes criou uma Bolsa de Voluntariado para dar apoio nas mais diversas situações durante o período da pandemia COVID-19, nomeadamente para apoiar idosos e pessoas de maior risco (doentes crónicos e doentes oncológicos) na compra de bens alimentares e de farmácia e para apoiar as Institutições Particulares de Solidariedade Social – IPSS’S que, perante algum caso confirmado ou suspeito, possam não ter recursos humanos suficientes para continuar a sua atividade.

Esta iniciativa solidária, lançada no início do mês de abril, com o mote “A peça que falta és tu! Ajuda-nos a ajudar!”, tem recebido a adesão de inúmeros paredenses que, de forma voluntária, têm vindo a inscrever-se no Banco de Voluntariado Local e assim apoiar nas mais diversificadas necessidades, contribuindo para localmente fazer face ao momento particularmente difícil que o país está a atravessar, provocado pela pandemia da COVID-19.

Para fazer parte da Bolsa de Voluntariado os interessados deverão inscrever-se, através dos contactos: veronica.rocha@cm-paredes.pt ou 255 788 931.

Entretanto a Câmara de Paredes, em parceria com a Sensum, proporcionou formação a cerca de 40 voluntários recrutados na Bolsa de Voluntariado capacitando-os para proteger as pessoas idosas e mais vulneráveis que se encontram a residir nos lares de idosos do concelho.

A formação “Capacitação de Cuidadores de Pessoas Dependentes” – E-Learning” decorreu online e visa dar resposta em caso de necessidade às Instituições Particulares de Solidariedade Social – IPSS’S do concelho de Paredes que possam não ter recursos humanos suficientes para continuar a sua atividade.

A iniciativa formativa aborda os cuidados gerais a ter com pessoas idosas em situação de isolamento capacitando os voluntários do Banco Local de Voluntariado da autarquia de Paredes de apoio na resposta à pandemia COVID-19.