penafielmagazine@gmail.com

Notícias em Penafiel
 

ATLETAS ALTO RENDIMENTO TREINAM COMPLEXO DESPORTIVO LOUSADA

As competições desportivas estiveram paradas durante semanas, aliás, como toda a atividade desportiva no concelho. No entanto, existem casos que são exceções, por se tratar de desporto de alto rendimento. Esse é o caso das atletas Sara Catarina Ribeiro e Salomé Rocha, ambas do Sporting Clube de Portugal, que continuaram a realizar os treinos no Complexo Desportivo.

 

Também a Federação Portuguesa de Ténis elaborou um plano de retoma de algumas das atividades, de modo faseado, em consonância com autoridades de saúde, nomeadamente com a Direção-Geral de Saúde e com o Instituto Português do Desporto e Juventude. No caso da Associação de Ténis do Porto a articulação foi ainda feita com o Município, para a utilização dos courts de ténis cobertos do Complexo Desportivo.

Desde o dia 22 de abril que a Selecionadora Nacional Feminina de Ténis, Neuza Silva, está em Lousada treinar seis atletas do Centro de Alto Rendimento da região norte, nomeadamente a Francisca Jorge, atleta de Guimarães que venceu no ano passado o Lousada Indoor Open.

Os treinos são realizados nos courts cobertos no Complexo de Desportivo de Lousada.

Esta foi a solução encontrada, pois a “base da Federação Portuguesa de Ténis no Porto ainda não tem campos indoors e em Lousada temos os courts indoors totalmente adequados para os dias de chuva”, como refere Neuza Silva. A selecionadora refere ainda que “os treinos fazem parte do plano de trabalho do Centro de Alto Rendimento, após uma pausa forçada devido à Covid-19. Os atletas estiveram isolados nas suas próprias casas com as famílias, desde 13 março. Foi mantida a rotina diária de treino físico, ténis teórico, prevenção de lesão e treino mental através de Skype”.

A atleta Francisca Jorge mostra-se agradada com o retomar dos treinos de ténis, ainda que com cuidados acrescidos.

Os atletas têm estado a treinar no Complexo Desportivo do Monte Aventino, no Porto, mas porque a infraestrutura não tem courts cobertos, surgiu a possibilidade de efetuar estes treinos em Lousada.

Francisca Jorge conhece as instalações de Lousada, salientando “os courts de ténis cobertos são muito adequados ao que pretendemos que, neste momento, é treinar em segurança”.

Relativamente às diferenças em tempo da Covid-19, “passam por não poder tocar nas mesmas bolas do parceiro de treino, ter de estar a uma certa distância de segurança, não poder tocar em nada que não seja nosso, estar constantemente a desinfetar as raquetes como medida de prevenção”, destaca ainda a atleta.