penafielmagazine@gmail.com

Notícias em Penafiel
 

SAIBA COMO UTILIZAR CORRETAMENTE MÁSCARA PROTEÇÃO

A máscara comunitária reutilizável – nível 3 – poderá ser utilizada como complemento das medidas de proteção e higienização recomendadas e das regras de distanciamento social, fundamentais para o controlo da COVID-19.

COMPRE AQUI 

“A utilização de máscaras pela população é um ato de altruísmo, já que quem a utiliza não fica mais protegido, contribui, isso sim, para a proteção das outras pessoas, quando utilizada como medida de proteção adicional” esclarece a Direção Geral da Saúde (DGS).

Nota Importante: as máscaras têxteis de nível 2 e 3, não são enquadradas como dispositivos médicos ou como equipamentos de proteção individual. Em momento algum deverá ser utilizada em meio hospitalar.

Confira, com atenção, as instruções recomendadas para o uso correto da máscara, de acordo com a Orientação da DGS n.º 019/2020, de 3 de abril:

  1. a) Higienização das mãos, com água e sabão ou com uma solução à base de álcool, antes de a colocar;
  2. b) Colocação da máscara com a face interna virada para a cara e a face externa virada para fora;
  3. c) Ajuste da extremidade da máscara ao nariz, cobrindo a boca, o nariz e o queixo com a máscara, certificando que não existem espaços entre o rosto e a máscara;
  4. d) Não se deve tocar na máscara enquanto esta estiver em utilização; caso tal aconteça, deve ser feita imediatamente higienização das mãos;
  5. e) Recomenda-se uma utilização de cada máscara por um período máximo de 4 horas por dia, devendo a máscara ser substituída por uma nova no final desse período ou assim que se encontre húmida. A máscara retirada deve ser lavada antes de ser reutilizada;
  6. f) Se acidentalmente molhar a máscara deve trocá-la por outra bem seca logo que possível. A máscara molhada deve ser lavada antes de ser reutilizada;
  7. g) A remoção da máscara deve ser feita a partir da parte de trás (não tocando na frente da máscara), segurando nos atilhos ou elásticos;
  8. h) Em momento algum, a máscara deve ser guardada à volta do pescoço para ser reutilizada;
  9. i) A máscara deve ser colocada individualizada num saco plástico fechado, até ser colocada na máquina de lavar;
  10. j) Deve ser feita nova higienização das mãos, no final da utilização e manuseamento da máscara.

 

A máscara deverá ser lavada antes de nova utilização, devendo cumprir o número de ciclos de lavagem.

A proteção da máscara só é garantida se respeitar as instruções de limpeza e conservação que se seguem:

. A máscara deverá ser guardada em ambiente seco e resguardada de potencial contaminação (inicialmente ou após lavagem – máximo 15 lavagens).

. A máscara deverá ser lavada antes do seu primeiro uso. Em caso de defeito ou dano não use a máscara, substitua por outra.

No final do ciclo de vida da máscara (máximo 15 lavagens ou danificada), deverá lavar a máscara nas condições definidas no ponto “conservação e limpeza” e após lavagem deve ser descartada como resíduo têxtil não perigoso. Caso opte por não lavar a máscara deverá descartar como resíduo biológico.

 

Conservação e limpeza:

As máscaras deverão ser lavadas (máximo 15 lavagens) usando um ciclo de lavagem normal, completo, a 60°C com detergente, após cada utilização. O utilizador terá que garantir que a máscara se encontra bem seca, antes da sua utilização.

 

A Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa sensibiliza para a obrigatoriedade do uso das máscaras e o uso adequado das mesmas numa ação que contemplou a distribuição de máscaras sociais aos seus associados.