penafielmagazine@gmail.com

Notícias em Penafiel
 

PRÉMIO GRATIDÃO DISTINGUE PROFISSIONAIS CENTRO HOSPITALAR TÂMEGA E SOUSA

É com muito agrado que vemos que a indiferença, o comportamento consumista e o pensamento individualista têm dado lugar à solidariedade, à partilha, à cooperação, à ajuda e à defesa da vida, expressando-se incessantemente, e de uma forma muito particular, junto dos mais débeis e idosos. E os profissionais do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, como todos os profissionais de Portugal merecem este reconhecimento, seja pelas mais diversas mensagens, sentimentos ou homenagens”, realçou Fernando Vieira, presidente da Direção da Casa do Pessoal Padre Américo – Vale do Sousa na sessão que assinalou os 39 anos daquela associação.

ASSINE AQUI 

“Temos vivido um tempo difícil, insólito, sofrível, inimaginável, no qual, de uma forma global, ficámos privados de confraternizar, de reunir, de conviver, de cumprimentar, e até, por instantes, da própria liberdade de circulação, impossibilitados de contacto social e com uma permanente ameaça invisível no canto do olho de cada profissional, utente ou familiar”, acrescentou.

Neste sentido, a todos os profissionais sem exceção, prestadores e servidores do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, como gesto de reconhecimento, a Casa do Pessoal atribuiu o prémio “Gratidão”, em especial a cada uma das Unidades Equipas Linha COVID e faz votos que os próximos dias sejam um recarregar de energias positivas, físicas e emocionais, no sentido de continuarem a terem forças para desenvolverem com mestria e profissionalismo este trabalho de ação, assim, encherem de esperança a alma e a mente dos utentes e seus familiares.

A atribuição desta distinção decorreu no âmbito das comemorações dos 39 anos da Casa do Pessoal Padre Américo – Vale do Sousa, que iniciaram com a entrega das lembranças aos profissionais que completaram 25 anos de associativismo na Casa do Pessoal, a homenagem aos associados e antigos diretores entretanto falecidos, a apresentação da fotografia/quadro do anterior presidente, o vídeo com um álbum de desenhos enviados por 106 crianças.

Em articulação com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, entendeu a direção e os restantes Órgãos Sociais assinalar, de modo simbólico, as comemorações com uma breve sessão no auditório do Hospital Padre Américo sob o lema “Protegendo-se a si e a todos, juntos vamos vencer o vírus!”.

A Casa do Pessoal perante os gestos de muitas empresas, associações, particulares e até de autarquias, saúda todos os intervenientes pelos géneros alimentares e equipamentos de proteção individual (EPI´s) que foram doados à Casa do Pessoal, sendo todos devidamente registados, tanto nos momentos de receção como de entrega junto dos serviços e equipas de profissionais das Unidades Covid-19, prestando contas publicamente de todos os atos.

“Com o sentido de abnegação que caracteriza os profissionais e com o sentido de missão que vem mais facilmente acima nestas alturas de adversidade, ninguém se furtou ao dever de ajudar quem precisa e entre sorrisos, choros, inquietações, dúvidas, alegrias, quebras de ânimo e novos levantamentos, podemos dizer que o resultado conseguido foi francamente positivo quando comparado com o cenário antecipado naqueles primeiros dias do mês de março”, realçou Fernando Vieira.

Por iniciativa do presidente da Mesa da Assembleia Geral, Carlos Sousa, os Órgãos Sociais da Casa do Pessoal reforçaram apreço pelo trabalho desenvolvido e pelo sentido de missão manifestado por todos, partilhando ainda da mensagem do presidente do Conselho Administração, Carlos Alberto Silva, deixando o apelo a que todos possamos ter aprendido, nestes tempos adversos, a importância muitas vezes esquecida da humanização, dos afetos e do amor. E que sejamos capazes de crescer como povo, com gestos continuados de solidariedade e apoio, porque os tempos que se avizinham trarão muitas dificuldades económicas e sociais coletivas, que somente seremos capazes de ultrapassar sem deixar ninguém para trás, coletivamente.

 

 

Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa desde 1981

 

A Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa, é uma associação sem fins lucrativos, fundada a 26 de maio de 1981 e foi criada no âmbito dos seus associados, possuindo autonomia administrativa e financeira.

COMPRE AQUI 

Iniciou as suas atividades no Centro Hospitalar Vale do Sousa, englobando estão as unidades de Penafiel e Paredes, possuindo nesta última, durante duas décadas, a sua sede social. Com a edificação do novo hospital para a Comunidade Urbana do Tâmega e Sousa, a Casa do Pessoal desenvolve atualmente a sua atividade no Hospital Padre Américo e Hospital São Gonçalo, em Amarante, unidades do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, E.P.E.

De acordo com o Regulamento Interno, a Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa, associação, tem por objetivos centrais o proporcionar aos seus associados benefícios de ordem social, cultural e recreativa, entre outros, a fomentar e manter laços de solidariedade entre os seus membros; organizar a Festa de Natal destinada aos filhos dos seus associados e a Ceia de Natal aos associados; garantir o funcionamento do bar do pessoal, no âmbito para fornecimento de serviços de cafetaria aos associados e a constituir, entre outros, meios necessários para assistência materno-infantil e pré-escolar aos filhos dos associados.EPI

“Os eventos realizados, em quantidade e qualidade, dignificam a associação no meio, pelo que nos congratulamos pela forte adesão, coesão e participação da comunidade associativa”, referem os responsáveis da associação.

Ao longo dos últimos meses foram celebrados mais de 20 protocolos de colaboração permitindo benefícios e vantagens à comunidade associativa junto de entidades da região, na área da formação profissional foi estabelecida uma parceria com a Associação Empresarial de Penafiel, enquanto na vertente desportiva a formação de futsal da Casa do Pessoal classificou-se em 5º lugar na última edição do torneio nacional inter-hospitalar.
O agendamento de caminhadas, convívios associativos e iniciativas culturais, procura unir e reforçar laços de confraternização entre os profissionais de ambas as unidades hospitalares. Enaltecemos o apoio a situações sociais relacionadas com a comunidade associativa que visem bens materiais e/ou auxílio emergente, devidamente sinalizadas e avaliadas.

Entre as ações de sensibilização na comunidade, a Casa do Pessoal dedica o mês de outubro ao cancro da mama e o mês de maio ao coração.

“Mesmo com esta nova realidade, fomos capazes de unir esforços e com a ajuda de muitos celebrar o Dia da Mãe e o Dia Mundial da Criança na instituição”, anotam, lembrando que, ainda antes desta fase, conseguiram promover a realização do Encontro de Cantares de Janeiras, os encontros de teatro em Novelas e em Vila Meã e os convívios associativos em Boticas e ao Museu Nacional do Pão.

A Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa tem 1.011 sócios ativos, sob a quotização mensal de 1,50 euros e 455 sócios aposentados.

No entanto a Família Casa do Pessoal não se ressume ao número de associados e prova disso é a festa de Natal das crianças filhos dos associados, capaz de lotar por exemplo, o Pavilhão Gimnodesportivo Fernanda Ribeiro, em Penafiel.

No que se refere apenas à atividade destes últimos meses, sintetizam-se iniciativa Solidária na Comunidade, aquisição e distribuição de bens alimentares e equipamentos de proteção individual (EPI´s) junto dos profissionais Unidades Equipas Linha COVID19.