penafielmagazine@gmail.com

Notícias em Penafiel
 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL DINAMIZA PROGRAMA BIOSÉNIOR EM CASA

O BioSénior é um programa de educação ambiental destinado à população sénior do concelho de Lousada, que pretende facilitar o processo de consciencialização e intervenção ambiental, a par do trabalho promotor do envelhecimento ativo e da inclusão social.

COMPRE AQUI 

Devido à situação da pandemia da Covid-19 foi adiado o início, mas o compromisso com os seniores não foi esquecido. Assim, é lançado hoje, o “BioSénior em Casa”, através do qual se inicia a entrega ao domicílio de diversos materiais didáticos e pedagógicos sobre a natureza, tais como jornais, postais, livros, jogos, entre outros.

Aproximar os seniores das questões ambientais e simultaneamente contribuir para que a distância que nos separa seja menor é um dos objetivos desta iniciativa.

O BioSénior surge no Ano Municipal da Ação Climática, e destina-se aos munícipes com mais de 55 anos, tendo como finalidade a integração num projeto de cidadania ambiental e de envelhecimento ativo. Pretende-se ainda a intergeracionalidade, com troca de experiências e do convívio com grupos mais jovens.

BioSénior vai dar oportunidade aos munícipes mais experientes de visitar e conhecer melhor os valores naturais do concelho, e de participar em oficinas de artes e ofícios, num programa inteiramente dedicado à valorização e integração do saber tradicional nas atuais práticas de conservação da natureza.

Numa primeira fase, o projeto vai arrancar em todos os movimentos sénior do concelho, estando aberto à participação de todos os interessados.

Os principais objetivos do BioSénior passam por promover o envelhecimento ativo, o bem-estar físico e mental e a cooperação e partilha de aprendizagens. Com a dinamização deste projeto pretende-se ainda promover a valorização e perpetuação do património cultural e etnográfico.