penafielmagazine@gmail.com

Notícias em Penafiel
 

ISCE DOURO COM NOVA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO SOCIAL

O ISCE Douro, em Penafiel, vai disponibilizar, a partir do próximo ano letivo, uma nova Licenciatura em Educação Social “ajustada às necessidades atuais e aos novos desafios do setor social”, anunciou aquela instituição de ensino superior.

ENTRE EM CONTACTO 

“A economia social é um setor com grande relevância no nosso país, pois abarca cerca de dez mil instituições que empregam mais de duzentos e cinquenta mil trabalhadores, o que representa 5% da população ativa. Ora, o ISCE DOURO ciente da importância crescente da economia social em todo o mundo, que em 2018 representava já mais de 6% do emprego nacional, sendo responsável por cerca de 250 mil postos de trabalho criados e 2,8% da riqueza criada em Portugal, não se poderia alhear da necessidade de formar técnicos da área social que possam dar resposta aos desafios da economia social e que laborem nas diferentes organizações, pois como já foi dito, trata-se de um setor que pode dar um contributo valioso para os problemas atuais do emprego e da coesão social”, asseveram numa nota enviada para o nosso jornal.

“O propósito deste ciclo de estudos é oferecer formação que favoreça o amadurecimento intelectual e humano, através da construção de saberes, competências e atitudes essenciais ao desenvolvimento de atividades de intervenção e mediação socioeducativa e comunitária em diferentes quadros sociais, apoiando a integração de pessoas e grupos, promovendo o desenvolvimento da pessoa, da comunidade, a inclusão social e profissional, a responsabilidade cívica e a competência profissional”, atestam.

Trata-se de uma formação com uma proximidade reforçada às instituições sociais, que proporcionará aos novos alunos aulas articuladas com o contexto de trabalho e estágios que permitem confrontar os futuros educadores sociais com a pluralidade de exigências educativas e com a especificidade de cada contexto de trabalho, permitindo-lhes, assim, a consecução de projetos de intervenção socioeducativa, adequados à realidade social escolhida garantindo-se altos níveis de empregabilidade.

Para Rui Brito Fonseca, presidente do ISCE Douro, “o objetivo deste ciclo de estudos é oferecer formação que favoreça o amadurecimento intelectual e humano, através da construção de saberes, competências e atitudes essenciais ao desenvolvimento de atividades de intervenção e mediação socioeducativa e comunitária em diferentes quadros sociais, apoiando a integração de pessoas e grupos, promovendo o desenvolvimento da pessoa, da comunidade, a inclusão social e profissional, a responsabilidade cívica e a competência profissional”.

Este curso tem como coordenadora a Prof. Doutora Sílvia Azevedo, também presidente da APTSES, e conta com um corpo docente qualificado nas a áreas de referência do Novo Ciclo de Estudos.

O Município de Penafiel congratula-se por acolher mais uma nova Licenciatura em Educação Social, do ISCE Douro (Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro).

Para Antonino de Sousa, presidente da Câmara de Penafiel, “o nosso concelho continua a ser atrativo na formação superior em Portugal. Com 2 instituições de ensino superior, com um leque diversificado de licenciaturas, é a agora a vez do ISCE Douro, em Penafiel, oferecer uma formação especializada em Educação Social. Uma notícia que nos deixa muitos satisfeitos e numa área que tanto zelamos e apoiamos todos os dias. A título de exemplo, o município de Penafiel foi dos primeiros municípios Portugueses a apresentar um plano estruturado na área social, a que chamamos “Plano Municipal Solidário”, no âmbito da última grande crise vivida em Portugal. Desde sempre entendemos reforçar esforços para este sector cada vez mais fundamental na nossa sociedade”.

Esta nova licenciatura em Educação Social estará disponível a partir de setembro no ISCE Douro, em Penafiel. As candidaturas abrem já a 1 de julho.