penafielmagazine@gmail.com

Notícias em Penafiel
 

PANDEMIA GERA NOVAS OPORTUNIDADES NO USO DAS TECNOLOGIAS

O presidente do ISCE Douro, Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, considera que a crise provocada pela pandemia da Covid-19 gerou a “oportunidade de ‘converter’ alguns dos empresários penafidelenses tradicionalistas em empresários com maior abertura para as questões das novas tecnologias, da comunicação à distância e do trabalho em rede”.

ASSINE AQUI 

“Se há momentos em que temos de pensar na economia e no emprego são nestes momentos de crise. Como transformar crises em oportunidades”, defendeu Rui Brito Fonseca, num seminário organizado pelo instituto que teve como tema os apoios ao empreendedorismo e à sustentabilidade ambiental face às incertezas geradas pela covid-19 em Penafiel.

O moderador do seminário sublinhou que a criação de canais digitais deverá ser um dos caminhos a tomar pelo comércio tradicional. 

“Permite outro tipo de negócios, com outra fluidez, e a internacionalização de forma mais fácil e expedita, que de outra forma não seria possível ou acessível para um pequeno ou médio comerciante”, sustentou. 

O presidente do ISCE Douro destaca ainda as mais valias do trabalho em rede e a importância de criar sinergias com organizações, neste caso a Associação Empresarial de Penafiel (AEP), de forma a “conseguirmos contribuir para o esforço nacional de inversão de recessão económica, que está aí para chegar e ficar algum tempo”.  

Por outro lado, Rui Brito Fonseca assume-se como “um defensor de que só pela via do conhecimento, da formação e da educação é possível qualquer sociedade progredir no sentido do desenvolvimento e produção da riqueza”. Nessa sequência, destaca a oferta formativa do ISCE Douro como um “contributo para aquilo que pode ser o desenvolvimento de negócios em Penafiel”. 

O desporto, a multimédia e a educação são vistas pelo presidente da instituição como áreas com oportunidades de negócio nesta fase de pandemia, para quem as quiser “olhar com olhos de ver”.

“No ISCE Douro estamos atentos e temos novas ofertas de ensino em gestação para dar resposta àquilo que vamos percebendo serem áreas onde há necessidade de profissionais. Espero que a breve trecho vejam a luz do dia e possam contribuir para o desenvolvimento de Penafiel e de toda a região do Tâmega e Sousa”, concluiu.