penafielmagazine@gmail.com

Notícias em Penafiel
 

ASSOCIAÇÃO SALVADOR COM INSCRIÇÕES PARA ENCONTRO DE RECRUTAMENTO

A Delegação do Porto da Associação Salvador já prepara a organização, no próximo dia 22 de setembro, do Encontro de Recrutamento de pessoas com deficiência e incapacidade (PCDI), e as inscrições estarão abertas a partir do próximo dia 15 de julho para as empresas, e 31 de julho para as pessoas à procura da sua integração profissional.

Em Portugal, a taxa de desemprego das pessoas com deficiência motora é significativamente superior à média nacional. Face a esta realidade, a Associação Salvador criou o projeto Destino: Emprego que tem como objetivo potenciar a integração profissional de pessoas com deficiência motora, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para um mercado de trabalho mais inclusivo. Este projeto teve início em Lisboa em 2015 e no Porto em 2018.

Atualmente, a existência deste projeto ganha uma renovada importância, tendo em conta a Lei n.º 4/2019 (de 10 de janeiro) que estabelece quotas de emprego, no setor privado, para pessoas com deficiência, com grau de incapacidade igual ou superior a 60%, abrangendo as médias e grandes empresas. O cumprimento da lei deverá ser executado num prazo máximo de cinco anos, constituindo uma contraordenação grave o seu incumprimento.

Neste âmbito algumas das tarefas assumidas pela Associação Salvador passam por desmistificar barreiras acerca da contratação de pessoas com deficiência, apoiar e acompanhar individualmente pessoas com deficiência motora que se encontram na procura de emprego e às entidades empregadoras que procuram bons profissionais para integrarem as suas equipas, e encaminhar candidatos para as vagas de emprego, através da realização de um matching entre o perfil dos candidatos e o perfil requerido pelas empresas.

É neste sentido que são realizados todos os anos momentos de contacto entre candidatos e entidades com a denominação de Encontro de Recrutamento, em que os candidatos inscritos são alocados às entidades empregadoras consoante o seu perfil profissional, mediante avaliação de competências e job description da entidade, tendo a oportunidade de realizarem entrevistas rápidas com as mesmas, estabelecendo assim novos contactos.

Esta iniciativa encontra-se também bastante atenta à região do Tâmega e Sousa, que é convidada a representar-se num evento que marca mais um momento de grande relevo na sensibilização da sociedade para com este assunto.