penafielmagazine@gmail.com

Notícias em Penafiel
 

NOMEADOS NOVOS PÁROCOS NA VIGARARIA DE PENAFIEL E CASTELO PAIVA

O Bispo do Porto nomeou o Pe. Cláudio Manuel Vieira da Silva, pároco de Eja (Stª Maria), no concelho de Penafiel, Alpendorada e Matos (S. João Baptista), Torrão (Stª Clara) e Várzea do Douro (S. Martinho), no concelho do Marco Canaveses. O Pe. Daniel Augusto de Pinho Quintela, foi dispensado, a seu pedido e por motivo de saúde, da paroquialidade de Eja, Torrão e Várzea do Douro.
Na outra extremidade do concelho de Penafiel, o Pe. António Jorge Oliveira vai deixar a paroquialidade do Divino Salvador de Castelões, que passará a ser assumida pelo Pe. Prabesh Jacob, pároco de Maureles, São Mamede Recesinhos, São Martinho Recesinhos e Vila Boa de Quires.
Nas nomeações do Bispo do Porto, D. Manuel Linda, para o novo ano pastoral, anunciadas, esta quarta-feira, no site da Diocese ficou ainda determinado que o Pe. Ariosto dos Santos Nascimento, assuma a paroquialidade de Abragão (S. Pedro), Boelhe (S. Gens), Luzim (S. João Baptista), Peroselo (Nª Srª da Visitação) e Vila Cova de Vez de Avis (S. Romão), enquanto que o Pe. Filipe Manuel da Costa e Silva, mantém-se nas paróquias de Rio de Moinhos (São Martinho), Paredes (São Miguel, Pinheiro (São Vicente), Portela (São Paio) e assume paroquialidade em Cabeça Santa (Divino Salvador).
Foi ainda nomeado o diácono Carlos Mauricio Sacta Llivisaca, para exercer o ministério diaconal nas paróquias de Abragão, Boelhe,  Cabeça Santa, Luzim, Paredes (S. Miguel), Peroselo (Nª Srª da Visitação), Pinheiro (S. Vicente), Portela (S. Paio), Rio de Moinhos (S. Martinho) e Vila Cova de Vez de Avis (S. Romão), sob a orientação dos respetivos Párocos e em dependência formativa do Seminário Redemptoris Mater. Refira-se que o diácono Carlos Mauricio Llivisaca, ordenado a 12 de julho, fará, durante este ano pastoral, o seu estágio com vista à ordenação sacerdotal em julho do próximo ano.
O jovem padre César Abílio Ventura Pinto, natural de Sendim, no concelho de Felgueiras, ordenado presbítero no passado dia 12 de julho, será o novo pároco de Bairros (S. Miguel), Fornos (S. Pelágio), Paraíso (S. Pedro) e Real (Stª Marinha), no concelho de Castelo de Paiva. O Pe. André Machado deixa estas quatro paróquias da Vigararia de Castelo de Paiva-Penafiel, onde também iniciou o seu ministério como sacerdote, para assumir funções como Vice-Reitor do Seminário do Bom Pastor, em Ermesinde, Diretor do Pré-Seminário e Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, mantendo o cargo de Diretor Adjunto do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude.
O Bispo Auxiliar do Porto, D. Vitorino Soares, natural de Penafiel, assume também funções como Reitor do Seminário do Bom Pastor, em Ermesinde, que acumula com a responsabilidade de Reitor de Seminário Maior. O Pe. Sérgio Filipe Leal, de Paço de Sousa, assume funções como prefeito do Seminário Maior.
Também o Pe. Rui Miguel da Mota Alves, natural de Boelhe, foi nomeado como novo pároco de Pedrouços (Nª Srª da Natividade), na Vigararia da Maia. Por seu turno, o Micael Danilo Brito da Silva, ordenado há um ano e natural de São Martinho de Recesinhos, foi nomeado pároco de Coronado (S. Mamede) e Coronado (S. Romão), no concelho da Trofa, duas das paróquias em que o conterrâneo Pe. Rui Miguel Alves assumiu a paroquialidade nos últimos anos. O Pe. Micael Silva foi ainda autorizado a prestar assistência religiosa no Ordinariato Castrense para Portugal a pedido do respetivo Ordinário.
O atual pároco de Alpendurada e Matos e São Lourenço do Douro, Pe. José Ricardo da Rocha Dias, será o novo pároco do Muro (S. Cristóvão), na Vigararia da Trofa-Vila do Conde.
Na nota pastoral, divulgada esta quarta-feira, D. Manuel Linda, divulgou as nomeações sacerdotais da diocese do Porto para o ano pastoral, consciente de que “nem sempre é fácil coordenar estas dimensões com as legítimas expectativas dos fiéis, as específicas sensibilidades dos sacerdotes e dos diáconos e uma organização que tenha em conta não somente o momento presente, mas também as previsões a curto e médio prazo”.
“As leis e a tradição da Igreja confiam ao bispo diocesano o ministério da condução dos fiéis e suas comunidades, em cooperação com os outros ministros ordenados. Esta tarefa, que também pode ser definida como ministério do governo ou da presidência, é substancial e estende-se a todos os campos da ação pastoral: evangelização, edificação da comunidade na fé e na caridade e celebração dos sacramentos e demais ações litúrgicas”, realça o Bispo do Porto.
D. Manuel Linda nomeou ainda para as paróquias da nossa região:
Vigararia de Amarante
Pe. Mário Jorge de Sousa Ferreira e Pe. António Jorge Correia de Oliveira, Pároco in solidum de Fregim (Stª Maria), Louredo (S. João Baptista), Vila Caiz (S. Miguel), Ataíde (S. Pedro), Banho (Stª Eulália), Carvalhosa (S. Romão), Oliveira (S. Paio), Real (Divino Salvador), Mancelos (S. Martinho), Travanca (Divino Salvador).
Pe. Artur José Dias Moreira, pároco de Aboadela (Stª Maria), Ansiães (S. Paio), Bustelo (S. Mamede), Candemil (S. Cristóvão) e Várzea (S. João Baptista), sendo dispensado de Vandoma, Astromil e Vila Cova de Carros, em Paredes.
Pe. Germano Ferreira Leça, dispensado do múnus de Pároco de Mancelos (S. Martinho) e Travanca (Divino Salvador).
Vigararia de Lousada
Pe. André David de Vasconcelos Aguiar Soares, Pároco de Lodares (Stª Marinha), sendo dispensado do múnus de Pároco de Covas (S. João Evangelista), Nespereira (S. João Evangelista) e Sousela (Nª Srª da Expectação), mantendo os restantes múnus.
Pe. António Teixeira de Freitas, Pároco de Covas (S. João Evangelista), Lustosa (S. Tiago Maior), Nespereira (S. João Evangelista) e Sousela (Nª Srª da Expectação).
Pe. Filipe Martins de Sousa Vales, Pároco de Aião (S. João Baptista), Cernadelo (S. Tiago) e São Pedro Fins do Torno e Assistente do Núcleo Este do CNE.
Vigararia de Paredes
Pe. Felisberto Vilinga (Diocese de Huambo), Pároco de Aguiar de Sousa (S. Romão), mantendo o múnus de Pároco de Gandra (S. Miguel).
Pe. Ilídio Fernando Teixeira dos Santos, Pároco de Rebordosa (S. Miguel) e Astromil (Stª Marinha).
Pe. José da Silva Coelho, Pároco de Baltar (S. Miguel), Vandoma (Stª Eulália) e Vila Cova de Carros (S. João Evangelista).
Pe. Mário João Ferraz da Rocha Soares, concedida autorização para continuar a exercer missão de trabalho pastoral, durante mais dois anos, com Missionários do Espírito Santo, em Moçambique, sendo dispensado dos múnus anteriores.
Pe. Reinaldo Fernandes Moreira, dispensado, a seu pedido e por motivo de saúde, do múnus de Pároco de Aguiar de Sousa (S. Romão).
Vigararia de Paços de Ferreira
Pe. José Augusto Ribeiro Ferreira, Pároco de Lamoso (Stª Maria), Meixomil (Divino Salvador), Paços de Ferreira (Stª Eulália) e Penamaior (Divino Salvador).