penafielmagazine@gmail.com

Notícias em Penafiel
 

FILIPE TANIKO CONFIRMADO NO MUNDIAL DE ENDURO

O piloto penafidelense Filipe Taniko está confirmado na edição deste ano do Campeonato do Mundo de Enduro, que terá início no próximo mês de setembro, em França, e que será decidido no Marco de Canaveses, entre os dias 13 e 15 de novembro deste ano.

Depois de se ter sagrado campeão nacional na classe Verdes 3, e vencer também o troféu nacional em absoluto (vencedor de todas as cilindradas), aos 28 anos, o jovem piloto de Penafiel ‘abraça’ o projeto mais desafiador que até agora teve pela frente. O piloto da equipa Rivais de Mérito, vai ser mesmo o único nortenho presente entre a elite mundial, e confessa estar a viver um dos melhores momentos da sua vida. “Parece que estou a sonhar, são muitas alegrias juntas. Há poucos dias conquistava o título nacional, logo no meu ano de estreia no Campeonato Nacional de Enduro, agora a confirmação da minha presença em todas as corridas do Mundial… É incrível! Agora há que trabalhar! Estou a preparar-me com a equipa técnica dos Rivais de Mérito e esforçar-me com nunca para conquistar os melhores resultados possíveis. Sei que não vai ser fácil e já estou mentalizado para isso. Acho que provei que tenho valor por estar onde estou, mas tenho consciência que os outros pilotos também o têm, e com muito mais experiência internacional que eu. Todos os pilotos sonham em correr no Campeonato do Mundo, e eu estou prestes a concretizar esse objetivo. Só me compete agora preparar-me muito bem e agradecer a todos que vão fazer um enorme esforço para que isto tudo seja possível”, declarou.

Alem do trabalho físico e psicológico, a participação para um Campeonato do Mundo requer uma preparação árdua, de modo a planear os milhares de quilómetros, e centenas de horas passadas fora de casa, o que requier, conforme sublinha Taniko, uma grande capacidade de conciliar várias esferas da sua vida. “Acabei de ser pai há pouco tempo e não vai ser fácil estar tanto tempo longe das duas mulheres da minha vida. Ainda estamos a trabalhar na logística, transporte da moto e ferramentas, as dormidas, alimentação e a minha própria deslocação de corrida em corrida. Não está a ser fácil com os escassos recursos que temos, daí estar a tentar recolher alguns apoios, mas está a ser complicado”, admite o penafidelense que, ainda assim, vai marcar presença em Réquista entre os dias 18 e 20 de setembro, para enfrentar o Grande Prémio de França, o primeiro das quatro rondas do campeonato.

O britânico Brad Freeman é o campeão em título absoluto e da classe E1 ao serviço da Beta, que também foi representada pelo vice-campeão mundial absoluto e vencedor da classe E3, Steve Holcombe, também originário de Terras de Sua Majestade. O campeão da classe E2 é um piloto da TM, o francês Loic Larrieu.

 

FOTOS: RIVAIS DE MÉRITO