penafielmagazine@gmail.com

Notícias em Penafiel
 

BLOCO ESQUERDA APELA A MAIOR ATENÇÃO MUNICÍPIO PELA PROTEÇÃO ANIMAL

O Bloco de Esquerda enviou um apelo à Câmara Municipal de Penafiel para assumir uma gestão mais interventiva no domínio da proteção animal para que tragédias com a de Santo Tirso não voltem a ocorrer.

Para esse fim, o BE Penafiel apela a que a CM Penafiel faça um levantamento de informação, desde averiguar a existência de abrigos ilegais a determinar a dimensão das populações de animais errantes.

“O Bloco de Esquerda de Penafiel vem interpelar o executivo da Câmara Municipal de Penafiel para expressar a preocupação em matéria de políticas de acompanhamento, tratamento, alojamento e cuidados com os animais no concelho”, começam por referir na missiva enviada à Câmara Penafiel.

“Há muito que o Bloco de Esquerda de Penafiel tem vindo a alertar para a necessidade de a CM Penafiel adotar uma gestão mais cuidada neste domínio, devido, sobretudo, aos vários focos de animais abandonados no concelho – sendo um caso flagrante o que se observa junto do aterro sanitário na Serra da Boneca”, salientam com preocupação.

Num apelo, “pela urgência que demonstra a tragédia que se deu em Santo Tirso”, o BE de Penafiel reforça a necessidade da Câmara Municipal assumir a sua responsabilidade na proteção animal no sentido de averiguar a existência de abrigos animais ilegais ou em condições indignas, a dimensão da população de animais errantes, as condições dos espaços de acolhimento de animais da responsabilidade do município e a intervenção de associações de defesa ou de cuidados de animais e respectivas dificuldades e necessidades.

“Este levantamento, que pode e deve envolver outras ações que se considere adequadas, possibilitará um desenho pormenorizado e focado da intervenção do município nesta matéria”, acentuam, reclamando a implementação de um plano para acompanhar as populações de animais errantes, para combater o abandono, para promover a adoção e capacitar o município e as associações da área de condições para tratar com dignidade os animais ao seu cuidado.

“Por último, exortamos o executivo municipal a considerar que parte da dificuldade em obter sucesso em campanhas de adoção se deve ao elevado custo que implica a responsabilidade de acolher um animal de companhia, em particular devido aos baixos rendimentos que predominam em Penafiel, o que também resulta, por vezes, no abandono animal. Nenhuma causa existe isolada, pelo que a resolução de qualquer problema exige uma abordagem articulada e consistente. É isso que exigimos do executivo da Câmara Municipal de Penafiel”, concluem.