penafielmagazine@gmail.com

Notícias em Penafiel
 

«CRAQUES» DA REGIÃO A POSTOS PARA RALICROSS CASTELO BRANCO

Será um início de agosto em cheio, aquele que espera os apaixonados por desporto motorizado, pois a terceira ronda do Campeonato de Portugal de Ralicross, Kartcross e Super Buggy está aí à porta, nos dias 1 e 2 de agosto.

Depois das passagens por Sever do Vouga e Lousada, um pelotão de 47 «guerreiros» chega a Castelo Branco, com ausências notadas, mas também com alguns regressos interessantes.


Para a região do Tâmega e Sousa, as atenções estarão sobretudo viradas para o kartcross, onde o grande campeão lousadense Joca Gonzaga defende a liderança do campeonato com o seu LBS Motor Club RX 01. Vencedor na ronda inaugural, e terceiro na Costilha, Gonzaga terá a companhia do seu talentosíssimo conterrâneo Tiago Freitas, que tanto tem «brilhado» no seu Proto HSport, e que já é quinto no campeonato, com 67 pontos, a vinte do líder. Com um total de 16 inscritos, o kartcross promete grande espetáculo na prova albi-castrense, até porque os mais rápidos da época até agora, não faltaram à chamada, como Pedro Rosário, Luís Almeida, Rui Nunes ou Daniela Godinho.

Nos Super 1600, o Skoda Fabia de João Ribeiro cumprirá mais uma etapa na sua preparação para o Europeu de Ralicross, e se o domínio for tão avassalador como em Lousada, a concorrência terá vida difícil. O lousadense Joaquim Machado, que lidera a classificação com 89 pontos, vai no entanto dar o seu melhor para manter o seu magnífico Peugeot 208 S1600 em excelente posição para a conquista do título de 2020 e dilatar a vantagem de 15 pontos sobre o segundo classificado Rogério Sousa, paredense inscrito com um Ford Fiesta. Ainda nesta classe competitiva estão inscritos os lousadenses José Queirós (Peugeot 206) e Sérgio Dias (Renault Twingo), bem como os paredenses André Sousa (Peugeot 207 RC) e Bruno Gonçalves (Citroen Saxo Kit Car).

Lousada estará, por seu turno, muito atenta à classe Nacional A 1.6, até porque, mesmo sem o grande campeão Pedro Tiago, o pódio pode muito bem vir a ser 100% lousadense. Tiago Ferreira, que comanda o campeonato com 84 pontos, dispõe de condições únicas para se adiantar na luta pelo tão desejado troféu, aos comandos de um Peugeot 106 que vai competir entre Saxos, sendo Leonel Sampaio e Américo Sousa fortes candidatos a um pódio no fim-de-semana.

Terminamos este périplo pelos «craques» do Vale do Sousa com a classe de Iniciados. Depois de um promissor terceiro lugar na sua estreia em Lousada, o jovem «lobo» de Paredes, Gonçalo Rocha, terá pela frente cinco adversários na sua luta por mais uma excelente classificação, no seu Peugeot 106 XSI. Depois da sua ausência em Lousada, o vencedor da ronda inaugural, Gonçalo Novo, está de regresso com um Toyota Starlet, e terá uma oposição fortíssima em oponentes como Rafael Rego (Peugeot 106 XSI) ou André Monteiro (Toyota Corolla).

À semelhança do sucedido em Lousada, as corridas serão transmitidas em streaming e, dadas as elevadas temperaturas que se prevêm para o fim-de-semana, o melhor mesmo é aproveitar o conforto de casa, para não perder nenhum momento de mais um grande fim-de-semana de ralicross!