penafielmagazine@gmail.com

Notícias em Penafiel
 

DE AMARANTE À ALDEIA DE CEM SOLDOS NO NOVO LIVRO DE JOSÉ GONÇALVES

O jovem escritor José Gonçalves, natural de Amarante, estará presente em Cem Soldos (Tomar), dia 15 de agosto, para uma sessão de pré-apresentação do seu novo livro, que será lançado e apresentado em outubro em vários pontos do país.

 

Na sessão, que integra um conjunto de atividades e programação promovidas pela Associação Cultural SCOCS, para os habitantes da aldeia, será divulgada, também, a capa e o título do livro e falar-se-á dos vários temas que o habitam ao longo das suas páginas, onde somos levados pela mão do autor às ruas e ao povo de Cem Soldos, através de várias estórias e quadros literários que migram entre aquela aldeia e elementos, imagens, pessoas e personalidades de Amarante, terra-mãe de José Gonçalves. Mas o retorno é sempre a Cem Soldos e o que o território, o espaço e aquele povo despoleta no autor amarantino.
O quinto livro do autor nasce de uma profunda relação com a aldeia de Cem Soldos, local onde se realiza o Festival BONS SONS, onde o autor integra a Equipa de Produção e Programação.
Um livro dedicado a uma aldeia que sempre bem o recebeu e que vê agora, nas palavras inscritas neste novo livro, o seu agradecimento.
Nesse mesmo dia, será inaugurada uma Exposição de Fotografia, intitulada “Lembra-me, enquanto sentes”, da autoria de Simão Costa, a partir da obra de José Gonçalves.
A sessão de pré-apresentação do livro requer pré-inscrição, sendo a lotação limitada e respeitando as normas da DGS. Relativamente à exposição, a lotação será condicionada, com uso obrigatório de máscara e a desinfeção de mãos à entrada.
José Gonçalves nasceu em Amarante, no ano de 1984. Formado em Ciência Política e Relações Internacionais e investiga no âmbito dos Estudos Saramaguianos, está neste momento a desenvolver uma investigação onde aprofunda conhecimentos nas áreas de Ciência Política, Comunicação e a Literatura.
Prestou serviço na Marinha Portuguesa cerca de 6 anos, fazendo comissões de embarque em quatro navios deste ramo das Forças Armadas, tendo sido louvado pelo serviço prestado. Continuou a sua formação no âmbito da Segurança e Defesa Nacional, sendo Formador certificado pelo Instituto da Defesa Nacional. É Jovem Auditor da Defesa Nacional e está ligado, há vários anos, à área da Formação e Educação, como Formador, Mediador e Coordenador Pedagógico.
Desempenha funções como Programador Cultural e na Produção de Eventos. Integra há vários anos a Equipa do Festival BONS SONS, na área da Produção e Programação.
José Gonçalves tem quatro livros lançados, assim como várias colaborações com jornais e revistas. Edita em outubro próximo o seu quinto livro, tendo no prelo um novo romance.