penafielmagazine@gmail.com

Notícias em Penafiel
 

ETAPA MÍTICA VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA COMEÇA EM PAREDES

A segunda etapa da edição de 2020 da Volta a Portugal em Bicicleta, que este ano devido à situação de pandemia decorrerá numa edição especial entre os dias 27 de setembro e 5 de outubro, começa em Paredes e termina no alto da Senhora da Graça, em Mondim de Basto, anunciou Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo.

A segunda etapa da Volta a Portugal, a disputar no dia 29 de setembro, tem um importante valor simbólico, pois começa num concelho de grande paixão pelo ciclismo, como ficou patente durante este fim de semana com a disputa do Campeonato Nacional de Estrada, para terminar num dos locais míticos da modalidade no país.

“Depois do sucesso deste Campeonato Nacional de Fundo, é com orgulho que anunciamos que a segunda etapa da Volta a Portugal irá partir do concelho de Paredes. Será uma das etapas mais importantes da Volta, porque vai ligar Paredes à Senhora da Graça, em Mondim de Basto. Paredes é uma terra de grandes campeões. Poderia citar muitos, mas fico-me por dois, Ribeiro da Silva e Cândido Barbosa. Mas é sobretudo especial por ser um concelho em que as pessoas têm um amor verdadeiro pelo ciclismo. Partir daqui para a Senhora da Graça, que é um ícone da Volta a Portugal, é uma etapa feliz, vai ser bonita e marcante”, considera Delmino Pereira.

O presidente da Federação revelou que “as restantes etapas estão em fase bastante avançada de preparação, mas é preciso aguardar os procedimentos de aprovação dos municípios, que tiveram muito boa receção. Esperamos poder fazer o anúncio oficial do percurso da Volta a Portugal Edição Especial 2020 até ao fim do mês”.

Delmino Pereira mostrou-se feliz por fazer o anúncio no dia em que terminaram os Nacionais, que foram “as primeiras provas em pelotão desde o confinamento. Esteve muito público, mas distribuído de forma ordeira e organizada. Motiva-nos para acreditar que é possível fazer o ciclismo acontecer. Obrigado a Paredes por receber a Volta a Portugal e por estes excelentes Campeonatos Nacionais”, concluiu o dirigente federativo.

Por sua vez, o presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida, frisou “ter muita satisfação por contribuir para a grande festa que é a Volta a Portugal, uma tradição muito antiga, talvez o evento desportivo mais caraterístico de Portugal. Será uma forma de criar mais emoções nas pessoas. Além disso, o ciclismo promove a dinamização da economia local. Todas as pessoas que nos visitaram neste fim de semana almoçaram e lancharam por cá. Como sabemos, a economia passou muito mal, sobretudo o comércio e a restauração, que tiveram de fechar. Todas as oportunidades que tenhamos para dar um passo em frente e readquirir confiança são muito bem vindas”.

 

AS ETAPAS DA EDIÇÃO ESPECIAL VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA

Entretanto já foram reveladas todas as etapas da Volta a Portugal “Edição Especial” que se vai realizar de 27 de setembro a 5 de outubro, numa organização da Federação Portuguesa de Ciclismo.

A cidade de Fafe é o local escolhido para o arranque da Volta a Portugal com um prólogo de cerca de 7km.

A primeira etapa em linha, no dia 28 de setembro, começa em Montalegre e vai levar o pelotão, ao longo de 180 Km, até ao alto de Sta. Luzia, em Viana do Castelo.

O dia seguinte, com partida em Paredes, levará o pelotão, numa extensão de 141 Km, até ao alto da Sra. da Graça, no Monte Farinha, em Mondim de Basto.

A partida para a terceira etapa, no dia 30 de setembro, será dada na cidade de Felgueiras e levará os ciclistas, ao longo de 171 Km, até Viseu.

No dia 1 de outubro cumpre-se a quarta etapa com a famosa chegada à Torre. A partida será da Guarda com uma ligação de quase 149km.

A etapa 5, no dia 2 de outubro, será a mais longa da prova com 184 Km desde Oliveira do Hospital até à Figueira da Foz.

A etapa 6, a 3 de outubro, fará a ligação entre as Caldas das Rainhas e Torres Vedras, com 155km.

A última etapa em linha, no dia 4 de outubro, arrancará em Loures e terminará em Setúbal, com 162km.

A edição deste ano da Volta a Portugal em Bicicleta termina, a 5 de outubro, como tem vindo a ser habitual, com um contrarrelógio, desta vez cumprindo um percurso com cerca de 18 Km, em Lisboa.

Post Tags
Share Post