penafielmagazine@gmail.com

Notícias em Penafiel
 

ASSOCIAÇÃO DA PORTELA COM TODOS OS CUIDADOS PELO BEM ESTAR DOS MAIS IDOSOS

A Associação para o Desenvolvimento da Portela concretiza no Centro Sénior a sua principal ação social, contribuindo de modo proactivo para o bem-estar dos idosos que beneficiam do apoio e de todos os cuidados tão atenciosamente prestados pelos colaboradores e voluntários daquela instituição.

No Centro Sénior da Portela as rotinas, explica Diana Barbosa, diretora técnica daquela instituição de solidariedade social, são proporcionais a um centro de convívio, onde os utentes permanecem durante o dia interagindo com diversas atividades, alimentação e higiene pessoal.

“Assim que os idosos chegam, nos transportes da associação, fazem uma pequena refeição composta por um chã e umas bolachas, todos os dias há uma atividade durante a manhã e outra da parte da tarde, atividades lúdicas e recreativas, fazem a refeição do almoço, lancham e levam sopa para o jantar”, especifica Diana Barbosa sobre o funcionamento normal e habitual, antes da pandemia provocada pelo Covid-19, nas instalações da associação, entretanto reajustadas às novas circunstâncias de contingência, para que pudessem voltar a receber com segurança os seus utentes.

 

Enquanto pudermos ajudar a população, este será sempre o principal propósito da associação

 

“Todos os nossos utentes têm retaguarda familiar, no entanto são pessoas com  reformas muito baixas e também por isso com necessidades de apoio. O propósito da associação é prestar um apoio diferenciado para que façam face às despesas mensais que têm”, prossegue, comentando que apesar de cumprirem com todas as normas da Segurança Social, que assume aqui também o papel de entidade reguladora, ainda não beneficiam de qualquer protocolo de apoio financeiro.

É uma situação que obriga a instituição a desdobrar-se em frequentes acções de angariação de fundos para fazer face às inúmeras despesas decorrentes do apoio solidário que prestam. Aos idosos pelo serviço que prestam, revela a diretora técnica, cobram somente 25% do valor da sua reforma, abaixo dos 40% que são considerados nos protocolos com a Segurança Social.

Associação Portela Idosos

“A maioria das reformas não é muito alta e sempre nos preocupamos em ser equitativos, para que também no domínio financeiro os idosos possam ter alguma autonomia e beneficiar de algum bem-estar pessoal”, comenta Diana Barbosa.

“Enquanto pudermos ajudar a população, este será sempre o principal propósito da associação”, acrescenta.

E para fazer face às inúmeras despesas associadas à actividade do Centro Sénior e apoios prestados, a Associação de Desenvolvimento da Portela conta com a colaboração de vários grupos associados à instituição. Trata-se do grupo desportivo de BTT Kunalama, a academia de música, grupo de cantares, grupo de bailes, que, ao longo do ano, são responsáveis pela dinamização de um conjunto de iniciativas essenciais para a angariação de verbas e sustento da IPSS.

“Todas as verbas que estes grupos angariam com a realização das suas atividades revertem para a Associação Desenvolvimento da Portela, nomeadamente para as suas causas sociais”, especifica.

Para além desta dinâmica, através dos diferentes grupos, também realça a intervenção de “voluntários, que trabalham diariamente no Centro Sénior e isso acaba por fazer poupar alguns custos que ajudam a manter a resposta activa”.

Associação Portela Assistentes

 

A última iniciativa de angariação fundos, promovida pelo BTT Kunalama, consistiu na realização de um passeio virtual solidário, como oportunidade de promover a prática de exercício físico e angariar fundos e bens alimentares para a IPSS Associação da Portela.

O Passeio VIRTUAL BTT KUNALAMA AGRIVAL 2020 Solidário, consistiu num evento inovador, com as restrições devido à atual situação de pandemia por COVID-19, evocando o habitual passeio de BTT que era costume organizar-se durante a Feira Agrícola Agrival, em Penafiel.

“A nossa atitude com esta organização virtual, surge sob a criatividade que nos alimenta ano após ano. Somos activos e promovemos a prática desportiva e saudável, mostramos novamente que as nossas atitudes são grandiosas, com toda a população e especialmente a quem nos segue e sabe as nossas mais valias enquanto grupo de amigos à comunidade penafidelense”, refere Bruno Bartes, coordenador do Kunalama.

“A nossa maior atitude foi no dia que criamos a ideia do Passeio Virtual Agrival BTT Kunalama 2020, não basta pensar em fazer, mas sim executar as ideias, e já foi a maior vitória solidária para com a Associação Para o Desenvolvimento da Freguesia da Portela que passa grandes dificuldades financeiras com toda esta situação atual, quatro postos de trabalho em risco, e sem ajudas da Segurança Social”, realçou.

Como resultado desta iniciativa a Associação da Portela conseguiu angariar 642,55 euros.

“Obrigado a todos os que se inscreveram neste desafio (82 desportistas) e aos demais anónimos que doaram bens alimentares”, referem os promotores da iniciativa, acrescentando que “não foi o desejado, mas foi do coração e cheio de alegria”.