penafielmagazine@gmail.com

Notícias em Penafiel
 

FILIPE TANIKO É SÉTIMO NA GERAL NO MUNDIAL DE ENDURO

O piloto penafidelense Filipe Taniko é sétimo classificado do Mundial de Enduro na classe Open 4T, decorrida que está metade da temporada.

Concluídas que estão as passagens por Réquista (França) e Spoleto (Itália), Filipe Taniko começou por falar da prova gaulesa, onde confessou alguma ansiedade por força da estreia entre os melhores do planeta. “A primeira etapa onde fui teve lugar em França na cidade de Réquista, onde foi a minha primeira participação internacional. Entrei um pouco nervoso mas, ao longo do Grande Prémio, fui-me sentindo mais confortável e consegui assim melhorar na classificação do primeiro para o segundo dia”, destacou, ele que assinalou um oitavo e um décimo lugares nessa primeira aparição com a sua Husqvarna, numa prova que foi ganha pelo belga Mathias Van Hoof que, também com uma Husqvarna, dominou ambos os dias do Grande Prémio.

Em Itália, as adversidades encontradas pelo piloto de Valpedre não o impediram, no entanto, de ficar solidamente entre o «top-10» da classificação de ambos os dias “Spoleto é um enduro típico italiano, muito «single-track». No primeiro dia consegui terminar em sexto lugar e mostrar uma certa regularidade. Já no segundo dia, foi de enduro a sério, sempre com chuva do início ao fim e especiais degradadas. Não troquei o pneu traseiro para o segundo dia, e nas duas últimas especiais o forte lamaçal da «endurocross» e a degradação do pneu fizeram com que não conseguisse ter tração suficiente para subir as rampas acentuadas, o que me levou a perder assim muitos segundos importantes. Na última especial, bati numa estaca na segunda curva e parti o seletor do travão traseiro, pelo que só me restou levar a mota ate ao parque fechado sem penalizar. Saio assim destas duas corridas em sétimo na classe Open 4T, motivado para os últimos dois Grandes Prémios que se irão realizar em Portugal, no Marco de Canaveses, com o objetivo de subir na tabela e aprender ao máximo”, referiu Taniko, que foi nono no segundo dia, isto no rescaldo de um fim-de-semana em que o belga Damiaens Dietger (KTM) foi «rei e senhor» em terras transalpinas e, com duas vitórias, igualou na liderança da classificação o seu compatriota Van Hoof, tendo ambos 74 pontos. Filipe Taniko é sétimo, com 33.

As próximas duas etapas do Mundial chegarão à região do Tâmega e Sousa, e ambas realizar-se-ão no Marco de Canaveses, a primeira das quais entre os dias 6 e 8 de novembro, e a última prova do ano entre os dias 13 e 15 do mesmo mês.