penafielmagazine@gmail.com

Notícias em Penafiel
 

SAIBA QUEM SÃO OS VENCEDORES DO CONCURSO GASTRONÓMICO “PETISCANDO” EM PENAFIEL

A Associação Empresarial de Penafiel (AEP), com o apoio da Câmara Municipal, promoveu, entre os dias 1 e 11 de outubro de 2020, o concurso gastronómico “Petiscando” em Penafiel, numa iniciativa que visou a promoção e divulgação da Gastronomia do concelho junto da população em geral e de todos os visitantes, tendo como base a confeção de petiscos criativos e típicos, contribuindo-se assim para a dinamização da restauração local.

Segundo o presidente da AEP, Nuno Brochado “pensámos fazer um evento direcionado ao setor da restauração por este ser um setor bastante atingido pela atual pandemia, e que percebemos desde logo, no contacto com todos os empresários, que seria importante promover alguma dinamização dentro das regras de segurança impostas pela DGS, tentando trazer as pessoas aos locais, demonstrando também que Penafiel tem uma oferta gastronómica diversificada, e que apesar das contrariedades, a restauração do nosso concelho está viva e recomenda-se!”.

Nesta primeira edição foram 15 os estabelecimentos do concelho de Penafiel que participaram e que ao longo dos 10 dias do concurso apresentaram e serviram os seus petiscos a toda uma população que aderiu às suas provas, sendo eles: Restaurante Rocha (Abragão), Janela da Lelé (Penafiel), Francesinhas 2010 (Penafiel), Monja (Penafiel), Cantina do IPI (Penafiel), Campu’s Caffé (Penafiel), Nuskas Café (Penafiel), Restaurante Solar do Souto (Abragão), Fidélis Beer Garden & Shop (Guilhufe), Tasquinha Toninho & Mila (Penafiel), Restaurante Cidade à Vista (Milhundos), Mau Feitio Gastro (Urrô), Plaza Grill (Penafiel), Hamburgueria da Maria (Penafiel) e Pasta & Basta (Penafiel).

Foram atingidas cerca de 50 mil visualizações nas divulgações do evento nas redes sociais, bem como foram cerca de 800 as pessoas que se habilitaram a ganhar um voucher de 50€ consumíveis num dos estabelecimentos participantes, o que implicava degustar o petisco preenchendo um cupão no local.

Para o presidente da AEP “esta primeira edição superou as expectativas iniciais perante a meta que foi traçada no que se refere ao número de participantes bem como de consumidores, também fruto daquilo que a AEP vem desenvolvendo noutras iniciativas e perante a confiança na nossa organização e visibilidade dos nossos associados e empresários”.

Os vencedores do «Prémio Júri» já são conhecidos na sequência do processo de avaliação dos petiscos por parte dos jurados, conforme definido no Regulamento do Concurso, que teve em consideração alguns parâmetros de ponderação como a apreciação visual, degustativa, qualidade dos produtos, a criatividade, assim como o atendimento e nome dado ao petisco.

 

«PRÉMIO JÚRI»

▪ 1º LUGAR (229 PONTOS)

MAU FEITIO GASTRO

“Crocante de Borrego”

Prémio: Um fim de semana para 2 pessoas na Quinta do Vallado (inclui jantar com harmonização vínica bem como uma prova de vinhos) em Vilarinho dos Freires, Peso da Régua e uma publireportagem no Jornal Imediato;

 

▪ 2º LUGAR (228 PONTOS)

CANTINA DO IPI

“Crostini de Pera Caramelizada e Sumo Natural de Abóbora e Gengibre”

Prémio: Publireportagem no jornal Penafiel Magazine;

 

▪ 3º LUGAR (227 PONTOS):

FIDÉLIS BEER GARDEN & SHOP

“Tiborna de Bacalhau”

Prémio: Inserção publicitária de uma página no jornal Penafiel Magazine;

 

▪ 3º LUGAR (227 PONTOS)

MONJA

“Mini Sandes de Joelho de Porco c/ Queijo da Serra e Cerveja Weissbier”

Prémio: Inserção publicitária de uma página no Jornal Penafiel Magazine;

Nota: Dois participantes ocuparam o 3o lugar com igualdade pontual, pelo que a organização decidiu atribuir o prémio previsto a ambos.

 

Foi também atribuído um «Prémio Público» ao estabelecimento que obteve mais “gostos” na fotografia do seu petisco presente no álbum de fotografias do concurso na página de Facebook da AEP, já conhecido logo após o término das votações, (23:59 do dia 11 de outubro).

 

«PRÉMIO PÚBLICO»

1º LUGAR (555 GOSTOS):

PASTA & BASTA

“Bruchetta”

Prémio: Inserção publicitária de meia página no Jornal Imediato.

 

Perante o contexto atual os prémios serão entregues oportunamente nos estabelecimentos dos participantes vencedores, contando apenas com a presença de elementos da organização/júri.

“Por fim, um agradecimento aos nossos parceiros, Câmara Municipal de Penafiel, Jornal Imediato e Penafiel Magazine, pelo entusiasmo e dedicação dada a esta iniciativa, bem como agradecer também à restante comunicação social pela cobertura do evento”, lê-se numa nota da AEP sobre esta iniciativa gastronómica.

A Associação Empresarial de Penafiel, deixa desde já a garantia que esta iniciativa será para se manter nos próximos anos, com uma confiante expetativa relativamente ao crescimento do número de participantes e visitantes.