penafielmagazine@gmail.com

Notícias em Penafiel
 

MISSAS VESPERTINAS E OUTRAS CELEBRAÇÕES SUSPENSAS EM PENAFIEL DURANTE RECOLHER OBRIGATÓRIO

As paróquias da Vigararia de Castelo de Paiva-Penafiel vão suspender, nos próximos dois fins-de-semana, as missas vespertinas, funerais, outras celebrações e catequese, cumprindo o recolher obrigatório decretado pelo Governo entre as 13h00 e as 5h00 de sábado e domingo, apurou o Penafiel Magazine.
Em algumas paróquias as eucaristias vespertinas, que habitualmente e liturgicamente se realizam durante a tarde de sábado, vão ser celebradas durante a manhã de sábado. Há ainda paróquias que vão tentar reforçar a disponibilidade de celebrações durante a manhã de domingo.
Refira-se ainda que nas tardes de sábado e domingo não se realizarão qualquer outro tipo de celebrações, nomeadamente funerais, ou actividades pastorais, sendo reprogramadas, sempre que possível, para o período da manhã.
“embora a liberdade religiosa não possa ser afetada, nós, a Igreja Diocesana, seremos os primeiros a contribuir com o nosso comportamento responsável, para minimizar um problema que a todos aflige e que está longe de ficar controlado”
Recorde-se que a Diocese do Porto emitiu, no início da semana, uma orientação que suspende a realização de atividades religiosas presenciais nos fins de semana de dever de recolher obrigatório a partir das 13h00.
Em questão está o decreto publicado pelo Governo que prevê, entre outras medidas, a proibição de circulação aos sábados e domingos, entre as 13h00 e as 05h00 da manhã.
Missas, catequese, funerais e demais eventos em que participem fiéis estão suspensos durante o estado de emergência que vigora, até 23 de novembro, em 121 concelhos de elevado risco de contágio, no qual se insere o município de Penafiel e restantes concelhos da região do Tâmega e Sousa.
Na nota, o Bispo D. Manuel Linda, recorda que “embora a liberdade religiosa não possa ser afetada, nós, a Igreja Diocesana, seremos os primeiros a contribuir com o nosso comportamento responsável, para minimizar um problema que a todos aflige e que está longe de ficar controlado”.
Das várias medidas anunciadas, a Diocese indica que, no caso das atividade de catequese previstas para o período em questão, se desenvolva, “com a normalidade possível”, por meios digitais e que, “a título excecional”, poderão ser alterados para o sábado de manhã os horários das missas vespertinas.
O Bispo do Porto acrescenta, ainda, que se tenha “em atenção os horários das celebrações para que as pessoas possam regressar às suas moradas sem infligir o dever de recolhimento obrigatório”.
Durante a semana, o período de proibição de circulação observa-se entre as 23:00 e as 05:00.
Texto: Paulo Alexandre Teixeira
Share Post