penafielmagazine@gmail.com

Notícias em Penafiel
 

EURICO COUTO GARANTE “ORGANIZAÇÃO” E “COMPROMISSO COLETIVO” DO PAREDES FRENTE AO BENFICA

Não perder a identidade – é este o lema com que o Paredes partirá, na noite do próximo sábado, para o confronto com o Benfica, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal.

Nas suas declarações de antevisão a um jogo que promete muita atenção mediática, o treinador dos paredenses, Eurico Couto, falou do sentimento que antecede um jogo que será inesquecível para muitos dos seus jogadores.

“Em termos de trabalho, estamos a ter uma semana perfeitamente normal, com a diferença de sentirmos uma maior envolvência interna e externa em torno da equipa. Claro que existe um grande entusiasmo e satisfação por ter o privilégio de defrontar um «grande» do futebol em Portugal. Digamos que é um prémio por tudo o que temos feito no clube nos últimos anos”, referiu.

Num plano mais técnico, Eurico Couto não nega o impacto importante que as vivências competitivas adquiridas perante uma equipa como o Benfica podem ter nos atletas, mas prefere dar importância à capacidade que o Paredes mostre de ser competente em todos os momentos do jogo.

“A prioridade para este jogo passa por não perder a nossa essência, organização, determinação e compromisso coletivo, que devem ser sempre evidentes. Fomos premiados com uma oportunidade de perceber a distância que nos separa de uma equipa e profissionais de «top», e ter esta vivência pode reforçar a forma como cada um dos jogadores se dedica ao seu sonho, à sua causa, ainda que seja um jogo entre duas equipas de realidades demasiado distintas e desiguais”, asseverou, além de destacar a qualidade dos processos de jogo do Benfica, independentemente de quem jogue. “O Benfica tem um leque de jogadores de imensa qualidade. Naturalmente que apresenta jogadores com características diversas, mas os princípios do seu jogo são os mesmos, seja quem forem os escolhidos para esta partida. Daí que não estejamos focados em quem joga mas sim nas dinâmicas de jogo do nosso adversário”, sublinhou.

Paralelamente à Taça, o Paredes tem-se exibido em bom nível na Série C do Campeonato de Portugal, e o segundo lugar na classificação é ilustrativo da qualidade de uma equipa competitiva, que se tem adaptado a algumas alterações importantes no plantel, conforme Eurico Couto fez questão de frisar. “Para uma equipa que perdeu seis titulares da sua base dos últimos anos, estamos a fazer um arranque positivo e que nos deixa satisfeitos. Contudo, estamos ainda longe de ter a consistência de uma equipa quer no plano tático, quer emocional. A nossa capacidade de organização tem sido um aspeto relevante no nosso jogo, embora ainda longe do que precisamos para chegar onde pretendemos”.

O jogo Paredes-Benfica está marcado para as 21h15 do próximo sábado.

texto: Gonçalo Novais