penafielmagazine@gmail.com

Notícias em Penafiel
 

PENAFIEL ENTRE OS DEZ CONCELHOS DA REGIÃO COM NÍVEL MAIS ELEVADO DE RISCO COVID-19

O concelho de Penafiel integra a lista dos 47 concelhos do país em risco “extremamente elevado”, por apresentarem mais de 960 casos de doença por 100 mil habitantes nos últimas 14 dias, anunciou o Governo.

Só na região do Tâmega e Sousa são dez os concelhos que apresentam o nível mais elevado de risco, com mais de 960 casos de covid-19 por 100 mil habitantes. Para além de Penafiel, integram a lista os concelhos de Paredes, Paços de Ferreira, Lousada, Castelo de Paiva, Marco de Canaveses, Cinfães, Amarante, Felgueiras e Celorico de Basto.

“Sei bem do esforço que tem sido feito pela nossa população, pelas instituições e pelas empresas, para conter, prevenir e combater o vírus”, anota o presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, numa missiva enviada recentemente aos penafidelenses.

“Mas, este aumento significativo do número de infeções, obriga-nos a ter que continuar com esse esforço de contenção, de prevenção e de combate ao vírus”, realçou.

No fim-de-semana, o Governo acrescentou mais dois níveis de risco elevado aos concelhos abrangidos pelas medidas especiais de combate à covid-19.

No segundo nível mais grave, o nível “muito elevado”, estão os concelhos de Baião e Resende, por apresentarem mais de 480 novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. A lista do segundo nível mais grave conta com 80 concelhos.

Nos concelhos no nível “muito elevado” e extremamente elevado” mantém-se a proibição de circulação na via pública entre as 23:00 e as 05:00 e a proibição de circulação na via pública aos sábados e domingos entre as 13:00 e as 05:00.

O Governo decretou, ainda, a proibição de circulação na via pública nos feriados de 1 e 8 de dezembro entre as 13:00 e as 05:00 e nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro os estabelecimentos comerciais encerram às 15:00.

Serão realizadas ações de fiscalização do cumprimento do teletrabalho obrigatório e foi decretado o uso obrigatório de máscara nos locais de trabalho.

António Costa, primeiro-ministro, anunciou, ainda, a suspensão das aulas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, vésperas de feriados nacionais e a proibição de circulação entre concelhos entre os dias 27 de novembro e 02 de dezembro e entre 04 e 09 de dezembro.

“Quero renovar o apelo para o cumprimento rigoroso de todas as orientações dadas pela Autoridade da Saúde. É essencial manter sempre comportamentos responsáveis, cumprir as normas e seguir as recomendações para vencermos esta pandemia”, acentuou Antonino de Sousa.

 

Sandra Teixeira – tamegasousa.pt
Post Tags
Share Post