penafielmagazine@gmail.com

Notícias em Penafiel
 

PAN PENAFIEL RECLAMA MAIS APOIOS PARA ECONOMIA LOCAL

A Comissão Política Concelhia do PAN – Pessoas-Animais-Natureza apela a que o Município de Penafiel, de forma imediata, reforce e faça um acompanhamento eficaz ao apoio já previsto para o comércio local, mas que também apoie a restante economia local.

Nuno Pires, membro da concelhia do PAN de Penafiel afirma que “o apoio criado para o comércio local pela Câmara Municipal de Penafiel é um passo na direção certa e louvamos a iniciativa”. 

“No entanto, a criação e manutenção destas lojas pela via online através da aplicação para telemóvel ‘CTT Comércio Local’ tem de ser alvo da atenção da autarquia, para que a infoexclusão não seja um fator discriminatório na implementação desta medida, gorando as expectativas dos comerciantes penafidelenses, assim como também defendemos uma especial atenção ao comércio local das freguesias mais distantes da cidade de Penafiel, para que não sejam esquecidos”, reforça.

O PAN Penafiel defende ainda a implementação, por parte da Câmara Municipal, de medidas mais diretas como a isenção de rendas para estabelecimentos em equipamentos camarários, apoio na aquisição de mobiliário e aquecedores para as esplanadas, apoio à criação de novas esplanadas, isenção de taxa de esplanada, o reforço da campanha de marketing focada na promoção da economia local e na economia circular, assim como um apoio extraordinário a fundo perdido para empresas do setor do comércio e restauração do concelho, com um volume de negócios em 2019 até 300 mil euros e com quebras de faturação em 2020 acima dos 25%. 

Nuno Pires afirma que “a Câmara Municipal de Penafiel deve dialogar com as pequenas e médias empresas, com vista a definir políticas municipais para apoiar os estabelecimentos a não fechar portas e a manter os postos de trabalho, de forma a que a economia local e a cultura não fiquem para trás. Ao apoiar estes serviços, todos os cidadãos e cidadãs beneficiam!”

A par destas medidas, o partido defende ainda que a restauração local deve de ser apoiada ao nível da entrega das refeições, sendo este serviço assegurado pela autarquia, conforme já acontece noutros concelhos, nomeadamente no distrito do Porto, medida que além de beneficiar este setor, beneficia igualmente o setor dos táxis de Penafiel ou de outros parceiros para a realização deste serviço. 

“No caso da restauração, a nível nacional o PAN tem defendido medidas de apoio aos custos fixos, mas a nível local também podem, e devem, ser realizados apoios de várias formas por parte da Autarquia. Da parte do PAN, continuaremos a pugnar por estes apoios, para que ninguém, nem nenhum setor, seja deixado para trás”, defende Nuno Pires.

Share Post