penafielmagazine@gmail.com

Notícias em Penafiel
 

ADQUIRIDO TERRENO PARA CENTRO CÍVICO E CULTURAL CABEÇA SANTA

O projeto para a criação de um centro cívico na freguesia de Cabeça Santa, em Penafiel, está mais perto de se tornar realidade, depois da aquisição, em novembro, de um terreno para a sua construção.

O projeto, almejado por autarcas locais e população há mais de três décadas, vai arrancar com as obras preliminares em janeiro, disse ao PENAFIEL MAGAZINE o presidente da junta de freguesia de Cabeça Santa.

“A compra do terreno é um primeiro e o mais importante passo para o futuro centro”, adiantou Sérgio Barbosa.

O autarca explicou que o terreno, com uma superfície de cerca de 15.700 metros quadrados, é um local de grande valor estratégico, por estar localizado no centro da freguesia.

“Para nós, como freguesia que, geograficamente, é muito dispersa, é de uma importância fundamental para aqui concentrar uma série de valências”, acrescentou.

A freguesia de Cabeça Santa tem 2.500 habitantes distribuídos por sete quilómetros quadrados.

Avaliado em cerca de 1,1 milhão de euros, o Centro Cívico e Cultural, um projeto da Câmara de Penafiel, terá três salas que serão utilizadas em diversas atividades de instituições e entidades da freguesia, nomeadamente da paróquia e associações desportivas e culturais.

O projeto inclui, ainda, um anfiteatro, com palcos para o exterior e interior, em apoio à realização de atividades lúdicas e culturais.

Segundo o presidente da junta de freguesia de Cabeça Santa, o futuro centro cívico, que ocupará cerca de um terço do terreno, é uma primeira fase de um projeto mais ambicioso para o local.

“Numa última fase, iremos criar lotes para disponibilizar a privados, para fomentar a criação de habitação e combater a desertificação do centro da freguesia”, anotou o autarca.

Os primeiros passos para a construção do futuro centro cívico devem ocorrer a partir de janeiro, com intervenções nos acessos e a criação de espaços de estacionamento.

“É uma obra muito importante para nós, porque irá acabar com o desfasamento e dispersão das atividades na freguesia”, resumiu.

Sérgio Barbosa adiantou, ainda, que se estão a realizar algumas intervenções em Cabeça Santa, nomeadamente a nível dos acessos, com a pavimentação de várias ruas.

“Também estamos a requalificar a antiga escola no Senhor dos Aflitos, que irá servir de sede a uma associação local. Em janeiro vamos avançar com a pavimentação da Rua Dr. Albino Batista. A Rua do Cepo, que já está adjudicada, ainda não avançou, porque aguardamos pela construção de uma superfície comercial que ali vai nascer, e que altera o nosso projeto”, concluiu.

 

TEXTO : Paulo Alexandre Teixeira