penafielmagazine@gmail.com

Notícias em Penafiel
 

LIVRO AGUSTINA BESSA LUÍS INSPIRA NOVA COLEÇÃO ROUPA FEMININA

A obra da escritora Agustina Bessa Luís, “As Três Mulheres com Máscara de Ferro”, inspirou a nova coleção de roupa feminina desenvolvida por Mariana Basto, com pormenores pintura de Joana Antunes.

Esta nova coleção, intitulada “A Mulher de 2040”, é composta por peças únicas de alta costura, desenhadas e desenvolvidas por Mariana Basto, e complementadas por pinturas da artista plástica Joana Antunes, inspiradas em excertos da obra de Agustina Bessa Luís.

As primeiras peças, desenvolvidas no âmbito desta coleção, foram apresentadas recentemente, pelas criadoras do conceito Mariana Basto e Joana Antunes, numa sessão online com transmissão em direto, desde o Restaurante “Fonte Velha – Quinta Silva e Silva”, com desfile pormenorizado e comentado de cada uma das novas peças de vestuário.

É uma nova Linha de Roupa Feminina, composta por tecidos diferentes e fora do comum, e modelos exclusivos, com elementos artísticos. Uma linha de roupa criada e pensada para as mulheres de hoje em dia, práticas e empoderadas, explicam.

Na apresentação desta nova coleção de roupa feminina, Mariana Basto, revelou que tem estado a trabalhar no desenvolvimento destes modelos desde 2019.

“Comecei por fazer os primeiros desenhos, vários esboços, até chegar ao ponto de definir estes como modelos e tecidos que agora apresentamos. Mas faltava algo, queria mais, e daí surgiu a vontade de acrescentar algo especial, único, inspirado em excertos de uma obra, da qual gosto muito, da escritora amarantina Agustina Bessa Luís”, explica, revelando o seu gosto pela leitura e pela escritora Agustina, que considera ter “uma escrita maravilhosa”.

“Costumo dizer que foi uma mulher, pela personalidade que tinha, que viveu em 2040 e portanto aí estaria outro pormenor para as nossas peças de roupa”, acrescentou, revelando que faltava o pormenor artístico e pensou na pintora Joana Antunes para juntas interpretarem os excertos ilustrativos das pinturas que completam a coleção.

“Na primeira vez que falei com a Joana, acreditou logo, envolvendo-se com entusiasmo no projeto, e a partir daí tudo evoluiu tão em sintonia, que até quando estavamos a interpretar os excertos, funcionávamos mesmo muito bem e portanto o resultado ficou fantástico”, comentou Mariana Basto.

Quanto à escolha da obra “As Três Mulheres com Máscara de Ferro”, comenta que está relacionado com a expressividade reveladora do empoderamento da mulher.

“É aquilo que também se quer transmitir na coleção, não é tanto as formas e as medidas, porque esta coleção é para o conforto e para que cada peça possa ser versátil em determinadas ocasiões”, anota.

“Estas peças estão a ser realizadas com muito carinho, todas as pessoas que têm estado a trabalhar nelas envolvem-se com muito amor em cada uma das peças e portanto espero que apreciem”, conclui.