penafielmagazine@gmail.com

Notícias em Penafiel
 

CENTRO HOSPITALAR QUER AUMENTAR RESPOSTA NOS CUIDADOS INTENSIVOS

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) está em processo de reorganização para aumentar ainda mais a resposta em Cuidados Intensivos no hospital Pe. Américo, em Penafiel, além do significativo crescimento já efetuado desde o início da pandemia, adianta aquela unidade hospitalar.

Recorde-se que, no final do ano 2020, o CHTS esteve debaixo de um autêntico tsunami, com afluência inusitada de doentes COVID em simultâneo. No pico máximo, chegou aos 235 doentes internados, o que, na altura, significava 10% do total de doentes COVID internados em todo o país.

O CHTS, composto pelos hospitais Pe. Américo, em Penafiel, e S. Gonçalo, em Amarante, tem vindo ainda a promover, nos últimos dias, um conjunto de reorganizações internas que visam disponibilizar camas para doentes COVID que possam ajudar outros hospitais que neste momento se encontram mais pressionados.

Embora não se possa falar em tranquilidade, atendendo à realidade atual, há outros hospitais com maior pressão e com doentes a necessitar de ajuda. Assim, vão ser disponibilizadas desde já cinco camas para o efeito, acreditando que tal possa alargar-se a mais camas se a incidência da pandemia na região não tiver crescimento nos próximos dias.

Conscientes da importância dessa solidariedade entre instituições e depois da experiência vivenciada, o Conselho de Administração e os profissionais do CHTS assumiram como imperativo ético acrescido, tudo fazer para que, logo que possível, se ajudasse outros hospitais em necessidade.

“É este o sentido que o CHTS dá ao termo solidariedade e que serve de pilar de sustentação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) como resposta de saúde que não deixa ninguém para trás”, comentam numa nota enviada para o PENAFIEL MAGAZINE.