penafielmagazine@gmail.com

Notícias em Penafiel
 

CENTRO SOCIAL ABRAGÃO PROMOVEU RISO COMO REMÉDIO PARA O ISOLAMENTO

O projeto, desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Penafiel, visou combater “a solidão e a tristeza decorrentes do isolamento imposto pela pandemia da covid-19”, explicou ao Penafiel Magazine o diretor técnico da instituição.

A iniciativa, que se realizou no âmbito do Dia Internacional do Riso, promoveu visitas ao domicílio a três dezenas utentes de dois dos serviços de apoio da instituição.

“Nesta nova realidade, em que os nossos utentes tiveram que ficar em casa, temos que ser criativos e repensar a nossa forma de atuar”, explicou Afonso Rocha, diretor técnico da associação de solidariedade social.

Afonso Rocha justificou a atividade, recordando que o isolamento imposto pelas medidas de contenção da pandemia está a causar, nas pessoas idosas da freguesia, “alguma tristeza”.

“Hoje em dia, as iniciativas têm que ser repensadas e realizadas com cautela, particularmente nestes casos de maior risco, mas temos que continuar a dar resposta no sentido de dar significado aos dias destas pessoas. O Dia Internacional do Riso foi uma oportunidade para levarmos um sorriso a casa delas”, acrescentou.

A iniciativa foi realizada em parceria com o município de Penafiel, que disponibilizou os serviços de José Santos, atualmente o “embaixador do riso” em Portugal.

O diretor técnico do Centro Cultural sublinhou a importância da cooperação com a autarquia, recordando a relação de proximidade com o técnico municipal, que tem participado noutras atividades da instituição.

“Esta atividade, em particular, teve um significado acrescido, porque se conseguiu atingir o objetivo. As pessoas acabaram por rir e muitas disseram que havia algum tempo que não tinham este sentimento de bem-estar que lhes proporcionamos”, concluiu.

Texto: Paulo Alexandre Teixeira